Discussões acerca da avaliação de fluência em leitura
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Santana, Ana Paula |
|
dc.contributor.author |
Silva, Jussemara de Oliveira Garcia |
|
dc.date.accessioned |
2020-12-04T21:41:39Z |
|
dc.date.available |
2020-12-04T21:41:39Z |
|
dc.date.issued |
2020-11-16 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218059 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A “fluência em leitura” é um tema que perpassa discussões interdisciplinares, principalmente no campo da Fonoaudiologia. Embora pareça ter avançado teórica e metodologicamente no que concerne à compreensão e definição da fluência, muito ainda se discute acerca dos critérios linguísticos elencados em avaliações clínicas. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar analisar como a avaliação de fluência em leitura tem sido realizada. Para tanto, será assumida uma abordagem quali-quantitativa de cunho exploratório, em que será realizada uma revisão bibliográfica. Os resultados apontam que as maiorias dos testes utilizam o critério de número de palavras por minuto para a avaliação. A aplicação dos testes e estratégias avaliativas acaba por considerar poucas questões relativas às práticas de leitura, gêneros, fluência de fala, prosódia, conhecimento de mundo, centrando a atenção principalmente na habilidade para decodificação rápida. A partir disso, conclui-se que os estudos ainda refletem uma escassez de análises linguísticas de cunho social. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
avaliação |
pt_BR |
dc.subject |
fluência |
pt_BR |
dc.subject |
leitura |
pt_BR |
dc.title |
Discussões acerca da avaliação de fluência em leitura |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Donida, Laís Oliva |
|
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar