Title: | A Diversidade Caracterizada em Revistas de Negócio no Brasil |
Author: | Rozsa Neto, Rubens; Vaz Cassenego, Pedro Henrique |
Abstract: |
O presente trabalho aborda a temática da diversidade caracterizada em revistas de negócios brasileiras. Busca-se compreender com as revistas de negócio brasileiras abordam em suas publicações, as questões relativas ao tema. O objetivo principal é a análise das práticas de Gestão da Diversidade relacionadas em duas revistas de negócios brasileiras. Para isso, foi construído um referencial teórico abordando Diversidade, Gestão da diversidade e revistas de negócio. A metodologia adotada utilizou uma abordagem predominantemente qualitativa, por meio de pesquisa descritiva com coleta dados contidos nas publicações dentre o período compreendido de novembro de 2016 a outubro de 2020. Selecionou-se as revistas a serem analisadas, foi verificada a disponibilidade das edições e de períodos correlatos para análise. Foram analisadas 47 edições da revista Você S/A (publicação mensal) e 22 edições da revista Você RH (publicação bimestral) buscando o tema “diversidade” em seu conteúdo e na capa. Descreve-se as práticas mais recomendadas e resultados esperados mais recorrentes nas publicações selecionadas, caracteriza-se às práticas de gestão mais recorrentes e os seus resultados em relação ao tipo de diversidade e, por fim, discute-se como a diversidade, práticas e resultados são caracterizados nas publicações selecionadas. Os resultados encontrados atendem aos objetivos geral e específicos, de modo que, é possível compreender e relacionar as publicações relacionadas à diversidade nas duas revistas de negócios com a visão etnocêntrica da diversidade, na qual o seu reconhecimento acontece por meio da diferença, além da interface das práticas e resultados com a visão tradicional da administração por meio de uma racionalidade instrumental. This study addresses diversity and how they are featured in brazilian business magazines. It was sought to know how these magazines approach the points various thematics regarding diversity in their publications. The main objective was to analyse the recommended diversity management practices that appear in two brazilian business magazines. To do so, we built a theoretical framework encompassing diversity, diversity management and business magazines. The chosen methodology can be classified as qualitative, using a descriptive research method looking for data in the magazines published between november of 2016 and october of 2020. The magazines were chosen looking at their disponibility in the time period and it was analysed 47 editions of the Você S/A magazine (monthly release) and 22 editions of the Você RH magazine (bimonthly release) looking for diversity in their contents and in the cover. It was reported and characterized the practices and results with the most occurrence found associated with some types of diversity in the publications and, at the end, it was debated how diversity is characterized in these magazines. The results answer the main and specific objectives and enable the comprehension of how these magazines characterize diversity in an ethnocentric view, where diversity is looked in comparison with the status quo. It is also possible to look at how the practices and results are related to the classic management view subordinated at the instrumental rationality. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218020 |
Date: | 2020-11-27 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
TCC_A Diversida ... Henrique Vaz Cassenego.pdf | 1.197Mb |
View/ |
TCC |