Proposta de protocolo para realização de tradução sintética: Gist Translation no contexto corporativo

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Title: Proposta de protocolo para realização de tradução sintética: Gist Translation no contexto corporativo
Author: Laske, Adriely Siegel
Abstract: O profissional de Secretariado Executivo (SE) está tendo cada vez mais a necessidade de se aprimorar e adquirir conhecimentos que englobem uma língua estrangeira; não só isso, deve também estar apto a traduzir em tal língua (MELO,2013). Entre os métodos de tradução frequentemente utilizados por esses profissionais está a Gist Translation (GT) ou tradução sintética (FERMIANO, 2018), entendida como “tradução resumida oral ou escrita de um texto escrito, de forma a manter o núcleo da mensagem do texto original” (FERMIANO, 2018, pg 24). Em sua pesquisa, Fermiano (2018) evidenciou a prática de GT, mas, pelo escopo de seu trabalho, não ofereceu um protocolo guia para apoiar tais profissionais. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo geral propor um protocolo para execução da GT para atender às necessidades de Secretários Executivos (SE), que busque facilitar o processo desse método tradutório ao profissional. Os objetivos específicos incluem (i) fazer um estudo das estratégias para sintetizar significado de Brehn Cripps, apresentando as tarefas por ela sugeridas como etapas do processo; (ii) adaptar tais estratégias para o contexto de secretariado, explorando o par linguístico inglês- português; (iii) propor o protocolo para produção de GT para SEs. O quadro teórico que serve de base para a proposta traz (i) revisão da literatura explorando a interface entre tradução e secretariado executivo; (ii) o conceito de Competência Tradutória (CT) sugerido pelo grupo de pesquisa PACTE (HURTADO ALBIR, 2005), com ênfase nos componentes da CT diretamente ligados ao estudo (Subcompetência Bilíngue (SCB) e Subcompetência Estratégica (SCE)); (iii) o conceito de Gist Translation ou Tradução Sintética, inserido no conceito guarda-chuva de ‘tradução a vista’. O quadro metodológico apresenta os procedimentos para a construção do protocolo aqui proposto elaborado a partir de uma Unidade Didática (UD) sugerida por Brehm Cripps (2007) para ensino de inglês no contexto de formação de tradutores (XIV Synthesizing Meaning). Enquanto a UD de Brehm Cripps visa o ensino/aprendizagem de estratégias para condensar o significado de textos e escrever sumários na língua inglesa, a presente pesquisa visa o ensino/aprendizagem de estratégias para condensar o significado de textos escritos em língua inglesa e traduzidos sinteticamente para língua portuguesa. O protocolo construído buscou contemplar a situação de tradução específica do secretariado executivo, com estratégias detalhadas para apoiar o profissional em seu cotidiano de trabalho, de maneira a fortalecer sua atuação como secretário/tradutor.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Secretariado Executivo
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218011
Date: 2020-11-27


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PROPOSTA_DE_PRO ... T_TRANSLATION_assinado.pdf 1.547Mb PDF View/Open TCC Adriely S. Laske

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