Abstract:
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Esta pesquisa teve como objetivo analisar a trajetória escolar da Geometria Analítica no
currículo de Matemática do ensino secundário brasileiro em tempos da Reforma Francisco
Campos, no período de 1931 a 1942, visando a compreender sua constituição e seu
funcionamento. A lacuna na história da trajetória da Geometria Analítica no período histórico
definido justifica a investigação, assim como o fato de que tal trajeto foi escopo de apenas
uma pesquisa desenvolvida no Brasil. A presente pesquisa teve a História das Disciplinas
Escolares (HDE), difundida por André Chervel, como fundamentação teórico-metodológica.
Para tanto, procedeu-se a elaboração do inventário dos documentos oficiais promulgados pelo
governo, no período supracitado, e a seleção dos manuais editados entre 1936 e 1942 que
abrangeram Geometria Analítica; investigação dos pilares da HDE (finalidades do ensino
escolar, prática docente e aculturação escolar dos alunos); investigação da presença de
elementos que constituem uma disciplina escolar (ensino de exposição, exercícios, práticas de
incitação e de motivação e aparelho docimológico); e verificação da ocorrência do fenômeno
de vulgata nos manuais. Observou-se, então, que o ensino de Geometria Analítica foi imposto
como um curso preparatório no currículo de Matemática do ensino secundário brasileiro,
consequentemente, a finalidade do ensino escolar era preparar os alunos para o exame das
faculdades de Medicina, Farmácia, Odontologia, Engenharia e Arquitetura. A investigação da
prática docente apresentou um rol de conteúdos para o ensino de Geometria Analítica e, a
partir dos métodos, constatou-se que o ensino desta contém todos os constituintes de uma
disciplina escolar. A verificação do fenômeno de vulgata comprovou que o conjunto de
manuais de ensino selecionados em tempos da Reforma Francisco Campos caracteriza-se
como uma vulgata escolar. Além disso, a investigação da aculturação escolar dos alunos
possibilitou estudar a natureza dos conhecimentos a serem adquiridos e reiterou que a cultura
escolar ofertada ao aluno estava ancorada nas finalidades do ensino escolar. Diante disso,
temos que a constituição da Geometria Analítica aconteceu pela combinação, em proporções
variáveis, de todos os elementos que constituem uma disciplina escolar. Do mesmo modo, seu
funcionamento sucedeu em estreita colaboração com os constituintes e relacionado
diretamente com as finalidades. Portanto, a Geometria Analítica passou a figurar no currículo
de Matemática do ensino secundário brasileiro em tempos da Reforma Francisco Campos, de
1931 a 1942, como uma disciplina escolar. |
Description:
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Oruê, Gabriela Regina Vasques
A trajetória escolar da Geometria Analítica no ensino secundário brasileiro :
constituição e funcionamento em tempos da Reforma Francisco Campos, 1931-1942 /
Gabriela Regina Vasques Oruê. -- Maringá, PR, 2020.
184 f.: il. color., figs.
Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves.
Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências
Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, 2020.
1. História da educação matemática. 2. História da educação . 3. História cultural. 4.
História das disciplinas escolares. 5. Historiografia. I. Neves, Marcos Cesar Danhoni ,
orient. II. Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-
Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática. III. Título. |