Este projeto de pesquisa pretende verificar instâncias da Escrita Dramática contemporânea, que estão contempladas como as duas áreas de pesquisa do NEEDRAM (Núcleo de Estudos em Encenação Teatral e Escrita Dramática) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Analisar o quanto o drama ainda é possível em pleno século XXI, o quanto o dramático ainda é reconhecido como gênero literário/teatral dentro de uma hibridez particular diante do teatro pós-dramático defendido por Lehmann e da supremacia do épico por Szondi. E por fim, a passagem do texto à cena, e o quanto desta contribuição crítica do drama se materializa, no entendimento de que o drama se completa apenas no momento de sua encenação teatral. A defesa dessas possibilidades buscou amparo nos estudos de diversos teóricos do drama e da literatura, que nos permitiu entender o percurso da arte e seu espaço na contemporaneidade, a fim de reforçar o dinamismo, a sofisticação formal, o propósito crítico e a importância sociopolítica da arte dramática no início do século XXI, apesar da ameaça à sua relevância pelo teatro do mainstream e pela proclamação de sua morte por teóricos pós-dramáticos.
Description:
Divulgação Científica para a Comunidade
Universidade Federal de Santa Catarina