Abstract:
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Os resultados apresentados derivam das atividades desenvolvidas durante a vigência da Bolsa PIBIC, vinculada ao projeto de pesquisa intitulado A formação inicial em licenciaturas e a temática pobreza e desigualdade social. O objetivo geral da referida pesquisa é analisar se a temática pobreza e desigualdade social é tratada nos cursos de licenciatura da UFSC e qual a concepção de pobreza e de desigualdade social dos estudantes que cursam essas licenciaturas. O plano de trabalho corresponde à primeira etapa da pesquisa, caracterizada pelos seguintes objetivos específicos: 1) Identificar se o Projeto Pedagógico dos cursos de licenciatura trazem alguma reflexão sobre pobreza e desigualdade social e sua relação com a educação; 2) Analisar se os programas e planos de ensino das disciplinas que compõem os currículos dos cursos de licenciatura tratam da temática pobreza e desigualdade social. Esta parte da pesquisa se caracteriza como bibliográfica e documental. Foi efetuada uma revisão de literatura sobre as categorias centrais da pesquisa, quais sejam: educação, pobreza, desigualdade social e formação de professores/as. Para a análise documental foram selecionados 28 Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciaturas da Universidade Federal de Santa Catarina. Inicialmente, foi feita uma análise para verificar se os PPCs traziam uma caracterização do sistema social capitalista, apontando seus fundamentos, sendo concluído que nenhum deles o fazia. Apenas quatro PPCs apontam alguns elementos desse sistema. De todo modo, ao apresentarem o perfil do egresso, são descritas diversas qualidades e habilidades esperadas a fim de que este discente tenha responsabilidade social, além de almejar que se capacite para realizar uma análise e reflexão críticas da realidade social. Verificamos que termos como capitalismo, capital ou correlato aparecem em 20 dos PPCs, sendo que, sempre em referências bibliográficas que compõem os programas de disciplina. Apenas o PPC do Curso de Licenciatura em Pedagogia traz o termo capitalismo no corpo do texto para se referir à sociedade em que vivemos. No que diz respeito à relação entre educação, pobreza e desigualdade social, encontramos os termos pobre e/ou pobreza em apenas oito PPCs. No entanto, não podemos dizer que isto significa que há uma preocupação explícita em promover uma reflexão mais aprofundada sobre essa relação. Conclui-se que, dadas as condições de vida de boa parte do alunado de escolas públicas, que vivenciam a pobreza, os cursos de licenciatura devem demonstrar claramente, em seus PPCs, a intenção de que os/as estudantes que os frequentam devem ter uma formação sólida no que tange aos conhecimentos que permitem uma compreensão da sociedade onde a escola está inserida e em particular, que compreendam a situação de vida da parcela de estudantes da Educação Básica, mais vulnerável. Para isso, uma compreensão dos determinantes sociais que resultam na pobreza e na desigualdade social é fundamental. |