Title: | Pornográficos ou perigosos?: subjetividades de gênero nos romances de Adelaide Carraro (1963-1985) |
Author: | Vieira, Adriana Fraga |
Abstract: |
Adelaide Carraro (1929-1992) foi uma escritora de intensa produção literária no contexto da ditadura civil-militar no Brasil. Escrevia temas considerados fortes e polêmicos, ligados a questões sociais, sexualidade e política em uma época de intensa repressão cultural. Em suas obras são recorrentes temas ligados à sexualidade, ao casamento, ao adultério, à maternidade, ao aborto, à prostituição, à virgindade, à masturbação, à homossexualidade, entre outros. Em meio a temáticas, de certa forma, ?espinhosas? para a época, a autora sai em defesa da libido feminina e do direito ao corpo, sem deixar de lado alguns dos valores tradicionalmente defendidos pela sociedade. Por abordar questões envolvendo a libido feminina e masculina suas obras foram classificadas como eróticas e pornográficas pelos censores que avaliaram treze dos quarenta e seis livros publicados. A despeito da censura, sua obra obteve ampla aceitação e foi sucesso de vendagens entre as classes populares. Os primeiros livros são autobiográficos e as composições literárias subsequentes prosseguiram ancoradas em narrativas de vida que ela afirmava recolher do cotidiano de São Paulo, oferecendo-as ao público como ?estóriasverdade?. As relações de gênero, as representações sobre o corpo e a sexualidade, e as mazelas sociais marcam o conjunto de sua obra, que demonstra a intenção de propor a construção de novas subjetividades de gênero para um público predominantemente feminino dos anos 1970 e 1980. Esta tese analisa as subjetividades de gênero normativas e dissidentes oferecidas pela escritora brasileira Adelaide Carraro em sua produção literária e autobiográfica, centrada entre os anos de 1963 e 1985, período de contexto da ditadura civil-militar e emergência dos movimentos feministas. O estudo articula a vida e a obra da autora, entendendo-as como inseparáveis na compreensão da produção de subjetividades que serão oferecidas no discurso literário. As intersecções entre literatura, autobiografia e subjetividade estão alinhavadas ao contexto de repressão política e cultural do período, que deixou marcas em sua escritura e provocou uma complexa relação de atração-repulsa entre a escritora e o regime civil-militar estabelecido no Brasil em 1964. A literatura é um campo privilegiado para o estudo das sensibilidades que orientam a produção de sentidos e subjetividades de uma época, sendo a fonte principal desse estudo ao lado de autobiografias, entrevistas, jornais e processos de censura. Abstract: Adelaide Carraro (1929-1992) was a writer of intense literary production in the context of the civil-military dictatorship in Brazil. She used to write about strong and controversial topics related to social issues, sexuality and politics in a time of considerable cultural repression. In her books, themes related to sexuality, marriage, adultery, motherhood, abortion, prostitution, virginity, masturbation, homosexuality, among others, are quite common. In association with thorny themes for that time, the writer defends the female libido and the bodily integrity, without neglecting some of the values traditionally defended by society. For addressing issues involving female and male libido, her books were classified as erotic and pornographic by censors who evaluated thirteen of her forty-six published books. Despite censorship, her work was widely accepted and successfully sold among the grassroots classes. Her early books are autobiographical and her subsequent literary compositions continued based on the narratives of life she claimed to observe in the daily life of Sao Paulo city, providing them to the audience as \"true stories.\" Gender relations, representations of body and sexuality, and social weaknesses mark the whole set of her work, which reveals the intention to propose the construction of new gender subjectivities for a predominantly female audience of the 1970s and 1980s. This research aims to analyze the normative and dissident gender subjectivities offered by Brazilian writer Adelaide Carraro in her literary and autobiographical production, centered between 1963 and 1985, the period of the civil-military dictatorship and the emergence of feminist movements. The study seeks to articulate the author's life and work, taking them into account as inseparable in understanding the production of subjectivities that will be offered in the literary discourse. The intersections between literature, autobiography and subjectivity are aligned with the context of political and cultural repression of the period, which left marks in her writing and gave rise to a complex attraction-repulsion relationship between the writer and the civil-military regime established in Brazil in 1964. Literature is a privileged field for the study of sensitivities that guide the production of meanings and subjectivities of an era. It is the main source of this study along with autobiographies, interviews, newspapers and censorship processes. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216724 |
Date: | 2020 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PHST0697-T.pdf | 13.22Mb |
View/ |