Fatores associados ao desempenho em matemática dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental, baseado no Saeb 2017

DSpace Repository

A- A A+

Fatores associados ao desempenho em matemática dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental, baseado no Saeb 2017

Show full item record

Title: Fatores associados ao desempenho em matemática dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental, baseado no Saeb 2017
Author: Prado, Cláudia Jung
Abstract: A dissertação tem como objetivo analisar os fatores associados à proficiência em Matemática dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, com base nos dados do Saeb 2017. Para a realização da análise, foram utilizadas variáveis extraídas do questionário contextual e também foram construídos, por meio da Teoria da Resposta ao Item, indicadores para mensurar o nível socioeconômico dos estudantes e as condições de infraestrutura das escolas. O modelo de regressão multinível foi a técnica estatística adotada para avaliação dos efeitos dos fatores associados à proficiência, porque considera a estrutura hierárquica dos dados, ou seja, possibilita levar em consideração o fato dos estudantes, que possuem características individuais e relativas ao seu contexto sociofamiliar, estarem agrupados em escolas, que também possuem características relativas a forma de organização didático-pedagógica e recursos disponíveis. Os resultados apontaram que medidas como a melhoria das condições de infraestrutura escolar, a diminuição das taxas de reprovação escolar e ações do professor como encaminhamento de tarefas para realização em casa e correção em sala destas tarefas, impactam positivamente no desempenho dos estudantes. Para a exemplificação de como a pesquisa desenvolvida pode contribuir para a melhoria das condições de ensino aprendizagem nas escolas, também foi realizada uma simulação, com base nos resultados de uma escola do município de Florianópolis/SC, de como mudanças em fatores associados às atividades de gestão podem impactar no desempenho dos estudantes.Abstract: The dissertation had the objective to analyze the associed factors to Mathematics proficiency of the 9th year Elementary School students based on the data from Saeb 2017. For carrying out the analysis, were used variables extracted from the contextual questionnaire and also were built, through the Item Response Theory, indicators to measure the socioeconomics level of the students and the infrastructure conditions of the schools. The multilevel regression model was the statistics technique adopted for evaluation of the effects of associed factors to proficiency, because it considers the hierarchical structure of the data, that is, enables take in consideration the fact of the students, who has individual characteristics and relative to its sociofamiliar context, be grouped in schools, which also possesses the related characteristics to form of organization and available resources. The results pointed that measures such as improving the school infrastructure condition, the decrease of the scholar reproval rate and teacher?s actions like forwarding tasks to be performed at home and correction of that tasks at class positively impacts on students performance. For the exemplification on how the developed research can contribute for the improval of the teaching-learning conditions at schools, a simulation was also performed, based in results from a school in the municipality of Florianópolis/SC, on how the changes in factors associated to management activities can impact on students performance.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216663
Date: 2020


Files in this item

Files Size Format View
PMGA0050-D.pdf 3.087Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar