Title: | Adoção da Lei 12.244 de maio de 2010 na concepção dos profissionais da educação e bibliotecários |
Author: | Barcellos, Rita de Cássia |
Abstract: |
A biblioteca escolar no contexto educacional é um potencial para as práticas educativas e para a formação do leitor. Esse estudo investiga a visão dos profissionais da educação e dos bibliotecários acerca da Lei 12.244 de maio de 2010, conhecida como a Lei da Universalização das Bibliotecas Escolares. O objetivo é analisar a visão dos bibliotecários e dos profissionais da educação sobre a adoção e a aplicação da referida Lei. O perfil dos profissionais da educação que foram entrevistados, apontou a formação em pedagogia em séries inicias com maior incidência; e as demais em português, matemática, ensino religioso, biologia e artes. Em relação à titulação, a especialização apresentou um percentual de 77.78.Quanto aos bibliotecários, a maioria graduou-se em biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Quanto ao tempo de trabalho 83% tem entre 6 e 10 anos, mas somente 66% tem especialização em Gestão de Biblioteca Escolar. Como resultado da investigação, observou-se que a biblioteca possui um papel de destaque para a escola e para a sua comunidade no processo ensino-aprendizagem e também como apoio no processo de aprimoramento e de busca de conhecimentos. Sendo assim ela é fundamental para o letramento, o acesso ao livro e à pesquisa, os quais incentivam a leitura e contribuem para a formação do leitor. Quanto à interação da biblioteca com a comunidade, alguns entrevistados compactuam com a potencialidade destas parcerias. Contudo, a maioria não teve esta vivência ou a tiveram em partes. Sobre a adoção, aplicação e percurso da Lei, também demonstraram o conhecimento da Lei, da necessidade de as escolas terem o espaço da biblioteca escolar e terem a atuação do profissional bibliotecário. Das entrevistas, 38% desconhecem da Lei e 62% afirmam ter algum conhecimento sobre ela. A definição de biblioteca escolar foi apontada como sendo um espaço com um determinado conjunto de características, funções e objetivos extremamente relevantes para a educação. Os entrevistados consideraram as competências do bibliotecário escolar como um conjunto de habilidades emocionais e de muito comprometimento profissional, devendo este fazer parte da educação e se sentir um educador. Sendo assim a análise sobre experiências profissionais e pessoais com a biblioteca escolar foi muito enriquecedora para o estudo. Abstract: The school library in the educational context is a potential for educational practices and for the formation of the reader. This study looks into the view of education professionals and librarians about the Law 12,244 of May 2010, known as the Law for the Universalization of School Libraries. The objective is to analyze the view of librarians and education professionals on the adoption and application of the referred Law. The profile of the professionals who were interviewed, pointed out the training in pedagogy in early grades with greater incidence; and the others in Portuguese, Mathematics, Religious education, Biology and the Arts. Regarding the degree, the specialization presented a percentage of 77.78%. As for librarians, most of them graduated in librarianship from the Federal University of Santa Catarina (UFSC). As for working time, 83% have been working in the area for a period of 6 to 10 years. But only 66% have a specialization in School Library Management. As a result of the investigation, it was observed that the library has a prominent role for the school and its community in the teaching-learning process and offers a great support for the process of improvement and search for knowledge. Therefore, it is fundamental for literacy, access to books and research, which leads to a better reading and contribute to the formation of the reader. As for the library's interaction with the community, some interviewees agree with the potential of these partnerships. However, the majority did not have this experience or had it partially. Regarding the adoption and application of the Law, they also demonstrated being aware of it, as well as of the need for schools to have the appropriate space for the school library and having the performance of a librarian professional. Out of the interviewees, 38% are unaware of the Law and 62% claim to only have some knowledge about it. The definition of school library was pointed out as a space with a certain set of characteristics, functions and objectives that are extremely relevant to education. The interviewees considered the school librarian's skills as a set of emotional skills and a lot of professional commitment. These professionals should ideally feel like real educators. Thus, the analysis of professional and personal experiences involving the school library was very enriching for this study. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216642 |
Date: | 2020 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PCIN0233-D.pdf | 2.186Mb |
View/ |