Avaliação de desempenho de gestão de pessoas: um estudo da metodologia do Tribunal de Contas da União - iGovPessoas

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Avaliação de desempenho de gestão de pessoas: um estudo da metodologia do Tribunal de Contas da União - iGovPessoas

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Title: Avaliação de desempenho de gestão de pessoas: um estudo da metodologia do Tribunal de Contas da União - iGovPessoas
Author: Guesser, Paula Cristina Leite
Abstract: As recentes mudanças no setor público trouxeram para a área de gestão de pessoas um olhar estratégico para o papel dos recursos humanos no alcance dos objetivos organizacionais. Portanto, atualmente, a gestão de recursos humanos no setor público tornou-se ainda mais complexa, pois precisa otimizar a prestação de serviços públicos com base no adequado provimento e desenvolvimento de pessoas dentro da organização. No Brasil, essas mudanças trazem grandes desafios aos gestores públicos, que precisam demonstrar a busca pelo aperfeiçoamento do desempenho organizacional. Dessa forma, a avaliação de desempenho é um instrumento que pode auxiliar esses gestores a verificarem periodicamente se seus objetivos estão atingindo os resultados esperados. Tanto, que o Tribunal de Contas da União - TCU vem aplicando, desde 2013, avaliações acerca do desempenho da governança e gestão de pessoas em diferentes organizações da Administração Pública Federal, por meio do índice IGovPessoas. Mas como toda metodologia de avaliação de desempenho precisa efetuar revisões e ajustes contínuos para acompanhar as mudanças ambientais, este estudo objetiva analisar quais aspectos do modelo de avaliação de desempenho do iGovPessoas pode ser aprimorado. Tratase de um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa, cujo objetivo foi alcançado a partir da apresentação e avaliação do modelo iGovPessoas por meio da aplicação de um modelo estruturado para avaliar metodologias de avaliação de desempenho. O iGovPessoas apresentouse como um sistema de avaliação de desempenho, mas não abrange a interação desse sistema com o ambiente e stakeholders externos, nem é capaz de gerar feedback e aprendizado por meio de ações de aperfeiçoamento às organizações participantes. Nesse sentido, por meio da avaliação do desempenho do iGovPessoas, verificou-se que a metodologia iGovPessoas está em nível comprometedor, já que sua pontuação global foi de 22 pontos negativos. Também foram identificados os pontos de vista elementares ou aspectos do sistema de avaliação que tiveram o desempenho mais comprometedor: padrões ou referências, preferências locais, detalhamento e personalização. A esses aspectos comprometedores foram sugeridas ações de aperfeiçoamento para alavancar o desempenho global do iGovPessoas, de 22 pontos negativos para 25 pontos positivos, o que realocaria o desempenho do iGovPessoas a um nível competitivo. Assim, a avaliação de desempenho aplicada contribuiu para identificar que há melhorias a serem implementadas no modelo de avaliação do iGovPessoas quanto a: escala de avaliação, que atualmente não leva em consideração padrões de referência e taxas de atratividade; a definição mais clara da contribuição, compensação e interpretação dos desempenhos parciais; e flexibilidade em relação aos objetivos e preferências do iGovPessoas, por meio da participação dos gestores públicos na construção da metodologia aplicada.Abstract: The recent changes in the public sector have brought to the people management area a strategic look at the role of human resources in achieving organizational objectives. Therefore, currently, human resource management in the public sector has become even more complex, as it needs to optimize the provision of public services based on the adequate provision and development of people within the organization. In Brazil, these changes bring great challenges to public managers, who need to demonstrate the search for improving organizational performance. In this way, performance evaluation is an instrument that can help these managers to periodically check if their objectives are achieving the expected results. So much, that the Tribunal de Contas da União - TCU has been applying, since 2013, assessments of the performance of governance and people management in different organizations of the Federal Public Administration, through the IGovPessoas index. But as every performance evaluation methodology needs to carry out continuous reviews and adjustments to keep up with environmental changes, this study aims to analyze which aspects of the iGovPessoas performance evaluation model can be improved. It is a study with a qualitative and quantitative approach, whose objective was achieved from the presentation and evaluation of the iGovPessoas model through the application of a structured model to evaluate performance evaluation methodologies. IGovPessoas presented itself as a performance evaluation system, but it does not cover the interaction of this system with the environment and external stakeholders, nor is it capable of generating feedback and learning through improvement actions for participating organizations. In this sense, by assessing the performance of iGovPessoas, it was found that the iGovPessoas methodology is at a compromising level, since its overall score was 22 negative points. The elementary points of view or aspects of the evaluation system that had the most compromising performance were also identified: standards or references, local preferences, detailing and personalization. To these compromising aspects, improvement actions were suggested to leverage iGovPessoas global performance, from 22 negative points to 25 positive points, which would reallocate iGovPessoas performance to a competitive level. Thus, the applied performance evaluation contributed to identify that there are improvements to be implemented in the iGovPessoas evaluation model regarding: evaluation scale, which currently does not take into account reference standards and attractiveness rates; a clearer definition of contribution, compensation and interpretation of partial performances; and flexibility in relation to the goals and preferences of iGovPessoas, through the participation of public managers in the construction of the applied methodology.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216633
Date: 2020


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