Melhoria e desenvolvimento de serviços de atenção primária à saúde do município de Florianópolis:: proposta de um modelo cocriativo

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Melhoria e desenvolvimento de serviços de atenção primária à saúde do município de Florianópolis:: proposta de um modelo cocriativo

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Title: Melhoria e desenvolvimento de serviços de atenção primária à saúde do município de Florianópolis:: proposta de um modelo cocriativo
Author: Ramos, Mayara
Abstract: Para se oferecer serviços de qualidade é necessário que eles sejam adequadamente projetados. Os serviços de saúde devem ainda ser centrados no paciente, promovendo políticas participativas. O Design de Serviços pode auxiliar os serviços de saúde neste cenário por ser um método estruturado, centrado no usuário e cocriativo. A abordagem EBCD (Experience Based Co-Design) é um exemplo disso. A legislação brasileira prevê a participação dos usuários na gestão dos serviços públicos de saúde, no entanto, essa participação é limitada. A inclusão de representantes dos pacientes no processo de desenvolvimento e melhoria dos serviços oferecidos pelo SUS pode ser uma forma de fortalecer a participação da comunidade na gestão destes serviços. Esta pesquisa teve por objetivo desenvolver um modelo cocriativo para o desenvolvimento e melhoria de serviços para a Atenção Primária à Saúde (APS) do SUS, tendo como base a abordagem EBCD. O modelo proposto nesta pesquisa foi construído considerando o modelo usado atualmente na APS-SUS e com base em informações coletadas por meio de revisão da literatura, e estudo de casos múltiplos (processo de desenvolvimento e melhoria da APS de Florianópolis e uso da abordagem EBCD em serviços de saúde britânicos). O modelo foi avaliado por especialistas quanto à sua adequação ao tema (centrado nos usuários, co-design) e sua apresentação (clareza, completeza e aplicabilidade). O modelo proposto baseou-se no Planejamento Anual da APS do SUS Florianópolis. Nele foram inseridas ações visando resolver problemas atuais - falta de detalhamento de fases e treinamento dos funcionários, e limitação na escolha dos pontos de melhoria - e ações para viabilizar a participação da comunidade ? uso de narrativas e co-design. O modelo desenvolvido nesta pesquisa promove a melhoria ou desenvolvimento de serviços de saúde para que sejam satisfatórios e centrados nos usuários ao usar as experiências dos pacientes e funcionários com o serviço. A cocriação permite compreender as necessidades dos stakeholders, entender as limitações do sistema de serviço e propor melhorias de acordo com esse cenário.Abstract: To offer quality services is necessary to design them properly. Healthcare services, in addition, should be patient-centered, promoting participative policies. Service Design can help health services in this scenario, as it is a structured method, user-centered and co-creative. The EBCD (Experience Based Co-Design) approach is an example of it. Brazilian legislation foresees user participation in public healthcare services management, however, such participation is limited. Including patient representatives in the development and improvement process of services offered by SUS might be a way to strengthen community participation in service management. This research aimed to develop a co-creative model to the primary care services development or improvement provided by SUS, based on the EBCD approach. The model proposed in this research was built considering the current model used in SUS?s primary care and based on information collected through a literature review, and multiple case studies (development and improvement process used in Florianopolis primary care, and use of the EBCD approach in British healthcare services). The model was evaluated by specialists on its suitability to the theme (user-centered, co-design) and its presentation (clarity, completeness, and applicability). The collected information allowed identifying the benefits of co-design, the strengths, and barriers of several contexts of this process, and how such barriers may be prevented. The proposed model was based on the annual planning process used in SUS Florianopolis primary care. In it was inserted actions to solve the identified problems ? lack of stage detailing, lack or staff training, and limitations on points of improvement choice - and actions to enable community participation ? use of narratives and co-design. The model developed in this research promotes the improvement or development of satisfactory and user-centered health services by using the experiences of patients and staff with the service. Co-creation allows to understand stakeholders? needs, understand the limitations of the service system, and to propose improvements according to this scenario.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216626
Date: 2020


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