Ensaio de mapa mental para auxílio no processo de design de infografias digitais

DSpace Repository

A- A A+

Ensaio de mapa mental para auxílio no processo de design de infografias digitais

Show full item record

Title: Ensaio de mapa mental para auxílio no processo de design de infografias digitais
Author: Adorno, Luciano dos Santos
Abstract: Visualização de Dados e Infografia Digital embora sejam originalmente provenientes de áreas do conhecimento distintas, Data Science e Jornalismo respectivamente, são aqui abordadas sob a ótica do Design. Neste contexto, apresenta-se uma investigação focada em três eixos temáticos, Dados, Gestão e Mídia Digital. Em tais eixos, são apresentados os conceitos e as relações que constituem o Corpus Teórico deste estudo. A pesquisa tem por objetivo desenvolver um ensaio de Mapa Mental para auxiliar no processo de design de infografias digitais. A investigação justifica-se por possibilitar a organização conceitual e visual de elementos pertinentes à infografia digital. Para isto, são adotadas, como principais procedimentos metodológicos, as seguintes etapas: (A) realização de pesquisas bibliográficas e integrativas; (B) pesquisas documentais; e (C) representação dos principais conceitos pertinentes à Visualização de Dados e Infografia Digital. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, quanto à sua natureza; teórica e estado da arte em relação aos objetos e fontes; descritiva e aplicada, quanto aos seus objetivos; bibliográfica e documental, quanto aos seus procedimentos. Entre os principais resultados, cabe mencionar que foi possível desenvolver um ensaio de Mapa Mental para auxílio no processo de design de infografias digitais. Obtevese ainda: a indicação de métodos de pesquisa utilizados na área, principalmente, quanto à revisão teórica e às pesquisas comparativas; a ampliação do conhecimento a partir de discussões conceituais, especialmente sobre visualização de dados e infografia digital; a compreensão sobre a organização de elementos da infografia digital; e a identificação das características da infografia digital. Estas características são: ser disponibilizada em meio digital, apresentar apelo estético, possuir interação em diferentes níveis e possibilitar uso de bases de dados. De modo que, a estrutura e os recursos da infografia digital, são definidos pelo conteúdo que ela se propõe a explicar, eventos ou fatos de forma mais narrativa, considerando as peculiaridades dos ambientes digitais, recursos multimídias e os fundamentos do design.<br>Abstract : Data Visualization and Digital Infographics although originally from different areas of knowledge, Data Science and Journalism respectively, are addressed here from the perspective of Design. In this context, an investigation is presented focused on three thematic axes, Data, Management and Digital Media. In such axes, the concepts and relationships that constitute the Theoretical Corpus of this study are presented. The research aims to develop a Mind Map essay to assist in the design process of digital infographics. The investigation is justified by allowing the conceptual and visual organization of elements relevant to digital infographics. For this, the following steps are adopted as the main methodological procedures: (A) conducting bibliographic and integrative research; (B) documentary research; and (C) representation of the main concepts relevant to Data Visualization and Digital Infographics. The research is characterized as qualitative, as to its nature; theory and state of the art in relation to objects and sources; descriptive and applied, regarding its objectives; bibliographic and documentary, regarding its procedures. Among the main results, it is worth mentioning that it was possible to develop a Mind Map essay to aid in the design process of digital infographics. It was also obtained: the indication of research methods used in the area, mainly, regarding the theoretical review and comparative research; the expansion of knowledge based on conceptual discussions, especially on data visualization and digital infographics; understanding about the organization of elements of digital infographics; and the identification of the characteristics of digital infographics. These characteristics are: to be made available in digital media, to present an aesthetic appeal, to have interaction at different levels and to allow the use of databases. So, the structure and resources of digital infographics are defined by the content it proposes to explain, events or facts in a more narrative way, considering the peculiarities of digital environments, multimedia resources and the fundamentals of design.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216611
Date: 2020


Files in this item

Files Size Format View
PGDE0200-T.pdf 38.57Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar