A flexibilização da jornada de trabalho na Universidade Federal de Santa Catarina: o olhar dos gestores

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Title: A flexibilização da jornada de trabalho na Universidade Federal de Santa Catarina: o olhar dos gestores
Author: Silva, Geórgia Rafaela Batista
Abstract: A presente Pesquisa tem como objetivo compreender, no olhar dos gestores, o processo da Flexibilização da Jornada de Trabalho dos Servidores TécnicoAdministrativos em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina. Trata-se de um estudo de caso e de campo, de natureza qualitativa, com a coleta de informações realizada por entrevistas semiestruturadas junto aos Gestores dessa Universidade. Foram entrevistados os Gestores que são responsáveis pelos setores que comprovaram tecnicamente a adequação ao Decreto nº 1.590/1995 (BRASIL, 1995) conforme metodologia adotada pela Comissão Permanente para Estudo e Acompanhamento da Flexibilização da Jornada de Trabalho dos Servidores TécnicoAdministrativos em Educação e, consequentemente, possuem a jornada de trabalho flexibilizada pelo Dirigente Máximo do órgão. A análise das informações coletadas foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstram que os entrevistados reconhecem que o atendimento ao público é condição para a flexibilização da jornada de trabalho e que esta tem interferência direta no nível da qualidade de vida e do bem-estar dos servidores. Outrossim, admitem baixa participação ao longo do processo e, consequentemente, desconhecem, em parte ou em sua totalidade, a metodologia adotada pela Comissão Permanente. No tocante à Política Institucional de Flexibilização da Jornada de Trabalho, o Estudo evidenciou que os Gestores percebem a existência desta, não obstante, a consideram fragilizada. Alguns entrevistados desconhecem o marco legal da Política Pública de Flexibilização da Jornada de Trabalho, ainda que compreendam a necessidade do atendimento ininterrupto ao usuário. Outrossim, os sujeitos da pesquisa percebem que existe uma interação entre a Política Pública e a Política Institucional de Flexibilização da Jornada de Trabalho no aspecto puramente burocrático e legal. Portanto, uma contradição se evidencia: ao mesmo tempo que os Gestores concebem a Política Institucional de Flexibilização da Jornada de Trabalho dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação como benéfica para o desenvolvimento, ela é negada pela ausência de uma Política Institucional sólida. Com o intuito de superar esta contradição, são propostas ações com vistas a potencializar a Flexibilização da Jornada de Trabalho como parte integrante da Política Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina.Abstract: This research aims to understand, in the view of managers, the process of Flexibilization of the Working Day of Technical-Administrative Servants in Education at the Federal University of Santa Catarina. This is a case and field study, of a qualitative nature, with the collection of information done by semi-structured interviews with the Managers of this University. Managers who are responsible for the sectors that technically proved the adequacy with the Ruling nº 1.590/1995 (BRAZIL, 1995) were interviewed, according to the methodology adopted by the Permanent Commission for the Study and Monitoring of Flexibilization of the Working Day of TechnicalAdministrative Servers in Education and, consequently, their working hours are made flexible by the top manager of the agency. The analysis of the collected information has been made with the content analysis technique. The results of the survey demonstrate that the interviewees recognized that the attendance to the public is a condition for making work hours more flexible and that this has a direct influence on the level of quality of life and well-being of servers. Furthermore, they admit low participation throughout the process and, consequently, they do not know, in part or in total, of the methodology adopted by the Permanent Commission. In the Institutional Policy of Flexibilization of the Working Day, the Study showed that the Managers perceive the existence of this, nevertheless, they consider it fragile. Some interviewees do not know of the legal landmark of the Public Flexibilization of the Working Day Policy, even though they understand the need to uninterrupted attendance to the public. In addition, the research subjects perceive that there is an interaction between the Public Policy and the Institutional Policy of Flexibilization of the Working Day in the purely bureaucratic and legal aspect. Therefore, a contradiction is evident: at the same time that Managers conceive the Institutional Policy of Flexibilization of the Working day of Technical-Administrative Servers in Education as beneficial for the development, it is denied by the absence of a solid Institutional Policy. In order to overcome this contradiction, the author was proposed actions with a view to enhance the Flexibilization of the Working Day as an integral part of the Institutional Policy of the Federal University of Santa Catarina.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216609
Date: 2020


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