A avaliação de desempenho docente e sua contribuição para a qualidade do ensino de graduação: um estudo nos cursos de graduação em engenharia química e engenharia de alimentos da UFSC

DSpace Repository

A- A A+

A avaliação de desempenho docente e sua contribuição para a qualidade do ensino de graduação: um estudo nos cursos de graduação em engenharia química e engenharia de alimentos da UFSC

Show full item record

Title: A avaliação de desempenho docente e sua contribuição para a qualidade do ensino de graduação: um estudo nos cursos de graduação em engenharia química e engenharia de alimentos da UFSC
Author: Espíndola, Francyne Martins
Abstract: A presente dissertação tem por objetivo analisar qual é a contribuição do atual processo de avaliação do corpo docente, conduzido pela CPA, na melhoria do desempenho dos professores do departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos - EQA nas atividades de ensino dos cursos de graduação em Engenharia Química e de Engenharia de Alimentos da UFSC. Para atender ao seu objetivo, foi realizado um Estudo de Caso no EQA. A pesquisa foi respondida pelos professores, integrantes do Departamento de EQA em 2019.2, pelos alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação em Engenharia Química e Engenharia de Alimentos, no referido semestre. Também, fizeram parte da pesquisa os gestores - coordenadores dos referidos cursos, o chefe e subchefe do EQA. Para a coleta dos dados secundários, nos relatórios de autoavaliação institucional relatados pela CPA, tanto da UFSC, quanto de outras universidades, centros universitários e institutos federais públicos de Santa Catarina, bem como nos relatórios do Centro Acadêmico dos cursos citados, foi feita uma pesquisa documental realizada nos relatórios da autoavaliação das CPAs, no que se referia a Avaliação do Desempenho Docente em sua prática pedagógica. Após análise dos dados, concluiu-se que, atualmente, a autoavaliação feita pela CPA da UFSC não é utilizada como base para melhoria do desempenho docente dos professores do EQA. Ainda, foram apontadas sugestões de quesitos a serem incluídos no instrumento de avaliação docente, dentro do processo de autoavaliação institucional da UFSC. Também, a partir dos resultados foram feitas sugestões para a capacitação em didática e pedagógica dos professores, como contribuição para sanar as deficiências apontadas nos resultados da pesquisa.Abstract: This dissertation aims to analyze what is the contribution of the current faculty evaluation process, conducted by the Evaluation - CPA, in improving the performance of professors in the Chemical Engineering and Food Engineering departments in the teaching activities of undergraduate courses in Chemical Engineering and Food Engineering at the Federal University of Santa Catarina - UFSC. To this end, a Case Study was carried out at the Department of Chemical Engineering and Food Engineering - EQA. The research was carried out with students regularly enrolled in undergraduate courses in Chemical Engineering and Food Engineering in the semester of 2019.2, with the coordinators of the same courses, with the head and deputy chief of the Chemical Engineering and Food Engineering department and with the teachers from the department that taught subjects for the Chemical Engineering and Food Engineering courses in 2019.2. For that purpose, analysis of primary data resulting from the application of an online questionnaire and secondary data from institutional selfassessment reports reported by CPA, evaluation reports made by the Academic Center, bibliographic research and documentary research were used. An analysis of the selfassessment processes was carried out at UFSC and other public higher education institutions in Santa Catarina, with a focus on the evaluation carried out by the students, regarding teacher performance. After analysis it was concluded that currently the self-assessment made by the CPA of UFSC is not used as a basis for improving the teaching performance of EQA teachers.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216590
Date: 2020


Files in this item

Files Size Format View
PPAU0223-D.pdf 2.127Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar