Valores-notícia incorporados ao jornalismo a partir de sites de redes sociais

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Valores-notícia incorporados ao jornalismo a partir de sites de redes sociais

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Título: Valores-notícia incorporados ao jornalismo a partir de sites de redes sociais
Autor: Santos, Ingrid Cristina dos
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a incorporação de valores-notícia à rotina produtiva dos jornalistas a partir das conversações, das interações e da circulação de informações que se dão em sites de redes sociais. Considerando o contexto do Jornalismo em Rede (HEINRICH, 2011), do Jornalismo Pós-Industrial (ANDERSON; BELL; SHIRKY, 2013) e da mudança na relação do público com os meios de comunicação, o objetivo desta dissertação é identificar como o jornalismo incorpora valores-notícia a partir de sites de redes sociais e relacionar cada um desses atributos noticiosos aos conceitos basilares do interesse público e do interesse do público. A hipótese deste estudo é a de que pautas jornalísticas baseadas em compartilhamentos de assuntos estão diretamente relacionadas ao interesse do público, enquanto pautas voltadas a desmentir boatos tendem a se aproximar mais do interesse público. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo-analítico que combina técnicas qualitativas e quantitativas. O objeto empírico é composto por publicações dos veículos de comunicação on-line GaúchaZH e Estadão. A partir da análise das 78 notícias do corpus final, foram propostos cinco valores-notícia: publicação de famoso, constatado em 55% da amostra; publicação de político, encontrado em 19% do total; tema compartilhado muitas vezes, que representou 15% das publicações; checagem de boato, verificado em 6,4% das notícias; e evento, ação ou lançamento, com apenas 3,9%. Os resultados apontam que a categoria checagem de boato encaixa-se no âmbito da importância, ao prestar informações que os cidadãos precisam saber, alinhando-se, portanto, ao interesse público. O restante dos valoresnotícia apresentou maior proximidade com aquilo que desperta curiosidade e que as pessoas gostariam de saber, ou seja, com o interesse do público.Abstract: The object of study of this research is to incorporate news values into journalists' productive routine based on conversations, interactions and circulation of information that take place on social network sites. Considering the context of Network Journalism (HEINRICH, 2011), Post-Industrial Journalism (ANDERSON; BELL; SHIRKY, 2013) and the change in the public's relationship with the media, the objective of this dissertation is to identify how journalism incorporates news values from social network sites and relate each of these news attributes to the fundamental concepts of public interest and interest of the public. The hypothesis of this study is that journalistic agenda based on sharing of subjects are directly related to the interest of the public, while journalistic agenda aimed at denying rumors tend to be closer to the public interest. It is a descriptive-analytical research that combines qualitative and quantitative techniques. The empirical object is composed of articles from the online publishers GaúchaZH and Estadão. From the analysis of the 78 articles in the final corpus, five news values were proposed: publication of famous people, found in 55% of the sample; publication of politician, found in 19% of the total; theme often shared, which represented 15% of publications; rumor check, verified in 6.4% of the news; and event, action or launch, with only 3.9%. The results show that the category of rumor checking falls within the scope of importance, by providing information that citizens need to know, thus aligning itself with the public interest. The rest of the news values showed greater proximity to what arouses curiosity and that people would like to know, that is, with the interest of the public.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216551
Data: 2020


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