O projeto educacional intercultural do estado plurinacional da Bolívia: análise da lei de educação 070 "avelino siñani y elizardo pérez" (2010) e os impactos de seu processo de implementação

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O projeto educacional intercultural do estado plurinacional da Bolívia: análise da lei de educação 070 "avelino siñani y elizardo pérez" (2010) e os impactos de seu processo de implementação

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Title: O projeto educacional intercultural do estado plurinacional da Bolívia: análise da lei de educação 070 "avelino siñani y elizardo pérez" (2010) e os impactos de seu processo de implementação
Author: Euzebio, Douglas Fabian Silva
Abstract: A presente dissertação propõe-se a compreender e analisar, a partir do prisma da interculturalidade, as mudanças e continuidades do sistema de educação básica vigente na Bolívia - um país cuja população é majoritariamente autodeclarada indígena - a partir da implementação da Ley de la Educación 070 ?Avelino Siñani y Elizardo Pérez?, de 2010, parte essencial da refundação do Estado boliviano, instituída a partir da promulgação da Constituição Plurinacional de 2009. Traçando um histórico das lutas sociais nesse país e relacionando-as às transformações no âmbito da Educação, pretendeu-se, por meio de análise documental qualitativa, escrutinar seu programa político-pedagógico, elaborado a partir da configuração de uma visão que se propõe descolonizadora no interior do Estado boliviano. Privilegia-se, neste trabalho, a perspectiva do pensamento decolonial enquanto horizonte teórico possível para uma análise crítica sobre o estado da arte da literatura produzida de 2010 a 2018, a fim de responder à pergunta: de que maneira e em que medida o novo sistema educacional contribui para os avanços na condução de políticas interculturais e quais são ainda seus principais desafios? Os resultados obtidos na pesquisa apontam para uma série de mudanças importantes na elaboração de diretrizes pedagógicas, quadros administrativos e abordagens interculturais, ao passo que evidenciam também enormes dificuldades de execução e de aprofundamento das novas políticas em curso. Os limites da implementação do novo sistema educativo identificados ao longo da pesquisa incluem a divergência entre o discurso descolonizador e a manutenção de modelo de gestão estatal da educação; a ineficiência e a conflitividade geradas no âmbito da formação docente; o baixo grau de concertação política entre entidades indígenas e governo central; e a ambiguidade gerada pela adoção oficial de conceitos relacionados a interculturalidade e descolonização.Abstract: La presente investigación propone comprender y analisar, a partir del prisma de la interculturalidad, los cambios y la continuidades del sistema de educación básica vigente en Bolivia ? un país cuya población es mayoritariamente auto-declarada indígena ? a partir de la implementación de la Ley de la Educación 070 ?Avelino Siñani y Elizardo Pérez?, de 2010, parte esencial de refundación del Estado boliviano, instituída a partir de la promulgación de la Constitución Plurinacional de 2009. Trazando un histórico de las luchas sociais en este país y relacionándolas a las transformaciones al nivel de la Educación, se pretende, por medio de análisis documental cualitativa, escudriñar su programa político-pedagógico, elaborado a partir de la configuração de una visión que se propone ?descolonizadora? al interior del Estado boliviano. Se privilegia en este trabajo la perspectiva del pensamiento decolonial como horizonte teórico posible para una análisis crítica sobre el estado del arte de la literatura producida de 2010 hasta 2018, con el objetivo de contestar la pregunta: de qué forma y hasta qué punto el nuevo sistema educacional contribuye a los avances en la conducción de políticas interculturales y cuáles son todavía sus principales retos? Los resultados obtenidos en la investigación señalan una serie de cambios importantes en la elaboración de diretrices pedagógicas, cuadros administrativos y enfoques interculturales, mientras que evidencían también enormes dificultades de ejecución y de profundización de las nuevas políticas en curso. Los límites de la implementación del nuevo sistema educativo identificados al largo de la investigación incluyen la divergencia entre el discurso descolonizador y la manutención del modelo de gestión estatal de la educación; la ineficiencia y la conflictividad generadas en el ámbito de la formación docente; el bajo grado de concertación política entre las entidades indígenas y el gobierno central; y la ambiguedad generada por la adopción oficial de conceptos relacionados a interculturalidad y descolonización.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas , Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216273
Date: 2020


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