Frente a um novo mundo: impactos das relações escolares na integração de crianças imigrantes involuntárias

DSpace Repository

A- A A+

Frente a um novo mundo: impactos das relações escolares na integração de crianças imigrantes involuntárias

Show full item record

Title: Frente a um novo mundo: impactos das relações escolares na integração de crianças imigrantes involuntárias
Author: Ruffier, Laura Cardoni
Abstract: Os impactos psicológicos da imigração involuntária são, na infância, somados à vulnerabilidade deste período do desenvolvimento. Marcadas por perdas e experiências indescritíveis, crianças chegam a um novo país onde as novidades são múltiplas, com desafios relativos à cultura, àlíngua, à aprendizagem e às relações; que se evidenciam sobretudo no ambiente escolar. As diferenças e codificações culturais se apresentam em relação tanto àqueles que imigraram, como às pessoas locais. Com base nos pressupostos epistemológicos da etnopsiquiatria, pretende-se compreender os impactos das relações, estabelecidas no contexto escolar, na integração de crianças imigrantes involuntárias, de 7 a 9 anos, na região da Grande Florianópolis. Por conseguinte, foi realizado um estudo de casos múltiplos, pautado no método qualitativo, com objetivos de caráter descritivo e exploratório, com delineamento transversal. Os participantes, sete crianças e seus cuidadores, foram selecionados de modo intencional por meio do método bola de neve. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário sociodemográfico, entrevistas semiestruturadas e a aplicação da técnica desenho-estória com tema. Foram realizados de dois a três encontros para alcançar os elementos almejados. Concluída esta etapa, os desenhos e as estórias foram analisados por meio da análise do seu conjunto e os relatos orais através da análise de seu conteúdo. Nos resultados, foram caracterizados os participantes e, em seguida, identificadas cinco categorias. Discutiu-se 33 elementos de análise que buscaram caracterizar o processo migratório das crianças e as relações estabelecidas por elas na escola, identificar os fatores de risco e de proteção no período pós migratório, e por fim, caracterizar a integração da criança. Os resultados apontam que, enquanto um processo de dupla-via, as crianças e suas famílias estavam constituindo experiências de integração na Região da Grande Florianópolis. Estas incluíam as relações das crianças com colegas, professores e diretores de sua escola, assim como as relações estabelecidas na Igreja ou com vizinhos. Igualmente, evidenciou-se dificuldades nas relações com outras crianças, como experiências de preconceito e racismo. Os resultados desta pesquisa indicam a ausência de ações conjuntas, de ordem institucional e governamental, no acolhimento e integração de crianças imigrantes. Sugere-se o desenvolvimento e implantação de políticas públicas atuando na sensibilização e conscientização da população dentro e fora da escola, com projetos que capacitem e instrumentalizem os professores para que possam tornar o ambiente escolar um lugar cada vez mais inclusivo e aberto à diversidade.Abstract: The psychological impacts of involuntary immigration in childhood are added to the vulnerability of this period of development. Marked by losses and indescribable experiences, children arrive in a new country where the novelty are manifold, with challenges related to culture, language, learning and relationships; especially in the school environment. The differences and cultural codifications are both in relation to those who immigrated, as well as to local people. Based on the epistemological assumptions of ethnopsychiatry, this reseach intended to understand the impacts of relationships, established in the school context, on the integration of involuntary immigrant children, from 7 to 9 years old, in the region of Grande Florianópolis. Therefore, a multiple case study was Conducted, based on the qualitative method, with descriptive and exploratory objectives, and with cross-sectional design. The participants, seven children and their caregivers, were intentionally selected using the snowball method. Data collection was performed through a sociodemographic questionnaire, semi-structured interviews, and the application of the thematic drawing-story technique. Two to three meetings were held to reach the desired elements. After this step, the drawings and the stories told were analyzed jointly and the reports obtained in the interviews were analyzed using the content analysis method. In the results, the participants were characterized and then five categories were identified. It discussed 33 elements of analysis that sought to: characterize the migratory process of children with their families and the relationships established at school by the children, identify risk and protective factors in the post-migratory period, and finally to characterize the integration of the child and its family. The results show that, as a two-way process, children and their families were having integration experiences in the region of Grande Florianópolis. These included the children's relationships with peers, teachers, and principals at their school,as well as relationships established in the church or with neighbors. Equally, difficulties in relationships with other children were present, including experiences of prejudice and racism. The results of this research indicate the absence of institutional and governmental actions in the reception and integration of immigrant children. The research suggest for the need to develop and implement public policies acting in the sensitization and awareness of the population inside and outside the school, such as projects that enable and equip teachers to make the school environment an increasingly inclusive place and open to diversity.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216257
Date: 2020


Files in this item

Files Size Format View
PPSI0882-D.pdf 2.452Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar