Fotoatlas: uma cartografia de gênero em imagens de livros didáticos de Geografia

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Fotoatlas: uma cartografia de gênero em imagens de livros didáticos de Geografia

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Título: Fotoatlas: uma cartografia de gênero em imagens de livros didáticos de Geografia
Autor: Firmino, Larissa Corrêa
Resumo: A Tese ? Fotoatlas: Uma Cartografia De Gênero Em Imagens de Livros Didáticos De Geografia ? realiza uma leitura sobre a produção das representações de gênero por meio de imagens fotográficas veiculadas por livros didáticos de Geografia destinados ao Ensino Fundamental. As obras que selecionadas como material empírico desta investigação foram aquelas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático ? PNLD em 2016 e que circularam nas escolas públicas brasileiras nos anos de 2017, 2018 e 2019, com foco nos exemplares mais escolhidos pelas Professoras e Professores de Geografia da rede pública no município de Florianópolis ? SC. A pesquisa transitou por dois campos de produção de saberes distintos: os Estudos Culturais em Educação as Geografias Feministas em suas aproximações com vertentes pós-estruturalistas de análise, no desejo de complexificar o livro didático de Geografia como potente artefato escolar na formação das representações sociais, bem como, integrar um caminho de construção de equidade de gênero no Brasil. Os livros didáticos foram compreendidos nesta investigação como um artefato cultural que produz e veicula significados, fabricando verdades e as pondo em circulação atuando tal qual uma peça da maquinaria escolar inserta em uma arena política cujo jogo autoriza certos discursos e desautoriza outros. Imersa neste enredo e mobilizando a cartografia como método, esta pesquisa buscou responder a seguinte pergunta central: como as imagens fotográficas dos livros didáticos de Geografia criam representações sobre a relação entre espaço e gênero? Nesta direção, foram mobilizadas as noções de poder, discurso e linguagem no esforço de problematizar o livro didático de Geografia como construção cultural discursiva no processo educativo. Em seguida, foram analisadas as imagens fotográficas de mulheres e homens como componentes dos discursos de gênero, e criado um fotoatlas para que fossem identificadas as relações de gênero na compreensão do espaço. Por fim, a Tese apresenta o funcionamento de um conjunto de mecanismos de poder que atuam nas fotografias destes livros didáticos de Geografia e que produzem uma acentuada hierarquia de gênero, vinculando-a ao pensamento espacial geográfico.Abstract: The present thesis ? Photo-atlas: a cartography of gender in Geography textbooks images ? carries out a study on the production of gender representations through photographic images conveyed by Geography textbooks for elementary school. The empirical material selected for this investigation were the official textbooks approved by the National Textbook Program - PNLD in 2016 which were distributed in Brazilian public schools from 2017 to 2019, focusing on the most preferred textbooks by public school Geography teachers from Florianópolis ? SC. This research permeated between two different fields of knowledge production: the cultural studies in education and the feminist Geographies in their approaches with post-structuralist aspects of analysis with the scope to complexify the Geography textbook as an effective learning artifact in the formation of social representations, as well as, to integrate a way of structure gender equity in Brazil. Thus, these textbooks were understood in this work as a cultural artifact that produces and conveys meanings, fabricating truths and putting them into circulation by acting like a piece of school machinery inserted into a political arena whose authorizes and disallows certain discourses. Immersed in these concepts and applying cartography as a method, this research sought to answer the following central question: how the photographic images of Geography textbooks create representations about the relationship between space and gender? Moreover, the notions of power, discourse and language, were gathered to problematize the Geography textbook as a discursive cultural construction in the educational process. Then, the photographic images of women and men were analyzed as components of the gender discourses, and finally, a photo-atlas was created to identify gender relations in the understanding of space
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216215
Data: 2020


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