Uma leitura de La invención de Morel, de A. Bioy Casares, a partir da problemática do olhar

DSpace Repository

A- A A+

Uma leitura de La invención de Morel, de A. Bioy Casares, a partir da problemática do olhar

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Fiorussi, André
dc.contributor.author Oliveira, Renato Bradbury de
dc.date.accessioned 2020-10-21T21:26:51Z
dc.date.available 2020-10-21T21:26:51Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.other 369293
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216210
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2020.
dc.description.abstract Esta dissertação investiga a importância do aspecto visual no romance La invención de Morel (1940), de Adolfo Bioy Casares, a partir da problemática do olhar. Comenta-se a poética bioycasareana da imaginación razonada à luz do fantástico rio-platense de vertente cientificista, destacando a interface com a arte cinematográfica. Os conceitos de \"percepção\" e \"realidade\", base do enfoque teórico do fantástico, são examinados a partir do debate sobre a verossimilhança. A análise literária da obra em questão é fundamentada pela perspectiva stricto sensu do fantástico literário e por outros aportes que dialogam com o tema do olhar. Este trabalho propõe uma chave de leitura para La invención de Morel amparada na \"rede de olhares\" constelada ao longo da narrativa. Para tanto, esta dissertação está dividida em quatro partes e é amparada por marcos teóricos tais como: i) o debate sobre a renovação do fantástico rio-platense na década de 1940; ii) a crítica ao conceito de \"percepção\" - tal como trabalhado no debate do fantástico literário; iii) o debate sobre a eternidade a partir da potencialidade técnica do cinema e; iv) a questão da intertextualidade como espelhamento da linguagem.
dc.description.abstract Abstract: This dissertation investigates the importance of the visual aspect in the novel La invención de Morel (1940), by Adolfo Bioy Casares, from the problematic of the look. The bioycasarean poetics, la imaginación razonada, is commented in the light of the scientificist rioplatense fantastic, highlighting the interface with cinematic art. The concepts of \"perception\" and \"reality\", the basis of the theoretical approach of the fantastic, are examined from the debate on verisimilitude. The literary analysis of that novel is based on the stricto sensu perspective of the literary fantastic and on other contributions that dialogue with the theme of the look. This work proposes a reading key for Morel's invention supported by the \"network of looks\" constellated throughout the narrative. This dissertation is divided into four parts and is supported by theoretical frameworks such as: i) the debate on the renewal of the rioplatense fantastic in the 1940s; ii) the critique of the concept of \"perception\" - as worked on in the debate of the literary fantastic; iii) the debate on eternity from the technical potentiality of cinema and; iv) the question of intertextuality as a mirror of language. en
dc.format.extent 103 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Literatura argentina
dc.subject.classification Literatura fantástica
dc.subject.classification Percepção visual
dc.title Uma leitura de La invención de Morel, de A. Bioy Casares, a partir da problemática do olhar
dc.type Dissertação (Mestrado)


Files in this item

Files Size Format View
PLIT0825-D.pdf 2.449Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar