Corpos em aliança: as lutas LGBT em Chapecó/SC

DSpace Repository

A- A A+

Corpos em aliança: as lutas LGBT em Chapecó/SC

Show full item record

Title: Corpos em aliança: as lutas LGBT em Chapecó/SC
Author: Cattani, Daian
Abstract: No mundo contemporâneo em que sociedades com estruturas colonial, cristã, monogâmica, capitalista, patriarcal, cisgênera, heteronormativa, misógina, racista, capacitista sustentam desigualdades e discriminações em regiões conservadoras, essas características atingem de forma mais explícita aqueles que se desviam das normas estabelecidas por elas. No município de Chapecó, surge um coletivo de pessoas que se levantaram contra as diferentes formas de violências cotidianamente enfrentadas pelas pessoas LGBT. Apresenta-se uma narrativa dos corpos que se aliaram e encontram formas de iniciar processos de visibilidade, ocupando espaços públicos em uma região que é avessa à sua presença. Esta pesquisa teve como objetivo analisar os processos de criação e consolidação do movimento UNA LGBT no município de Chapecó, no oeste do estado de Santa Catarina, buscando demonstrar uma posição de enfrentamento que não sucumbe às ameaças. Foi revisitada a história do município de forma atenta aos sistemas de dominação que se entrelaçam na produção de violências as mais diversas. O conceito de corpos em aliança, de Judith Butler, que é desenvolvido ao longo da dissertação, facilita a compreensão dos significados das mobilizações diversas que assumem a precariedade como sua condição estimulante. Assim, alimentado com referenciais teóricos contra hegemônicos, como o feminismo, a teoria queer, e os estudos decoloniais, foi possível desenvolver a narrativa de memórias e reflexividades sobre a experiência de criação deste coletivo, evidenciando os conflitos, contradições e caminhos encontrados para a politização da resistência que possibilitou a consolidação das Paradas LGBT na região, ocupando espaços públicos, numa cidade de feições conservadoras. Seguindo a perspectiva cartográfica de Deleuze e Guattari, o/a pesquisador/a habita o território existencial, compreendendo sua dimensão material, subjetiva, e os jogos de poder que o produzem. Neste sentido, o pesquisador participou dos acontecimentos narrados, buscando traçar um mapa dos encontros, lugares e sujeitos em relação, vivenciando e compartilhando afetos nesses processos coletivos de movimentos e militâncias em torno da criação da UNA LGBT e dos eventos realizados, que trouxeram corpos em aliança para as ruas de Chapecó. Foram realizadas entrevistas com seis pessoas participantes da criação e atuantes no movimento, além da observação participante do pesquisador em reuniões, eventos, registrando percepções e afecções em diário de campo. Como manifestação da consolidação do movimento, foram descritas as atividades realizadas desde sua criação em 2016, com foco especial nas Paradas de luta LGBT, elemento de crescente visibilização, afirmação e coesão das pessoas dissidentes do sistema cisheteronormativo. As conclusões da pesquisa apontam para a importância fundamental da constituição de coletivos como a UNA em Chapecó, que mesmo com todas as dificuldades, conflitos e contradições, mostra que em uma região marcadamente conservadora a resistência é possível. É na rua, apropriando-se do espaço público, que se corporifica a resistência e se mostra quem são as pessoas ameaçadas pelos regimes disciplinares hegemônicos. A realização de eventos como os aqui narrados, adquirem importante significado político ao publicizarem demandas do movimento por reconhecimento e pelos direitos de seus integrantes. Corpos que, unidos, lutam por vidas mais vivíveis.Abstract: In the contemporary world in which societies with colonial, christian, monogamous, capitalist, patriarchal, cisgenerous, heteronormative, misogynist, racist, and disablist structures that support inequalities and discrimination in conservative regions, these characteristics reach more explicitly those who deviate from established norms. In Chapecó city, a group of people emerged who stood up against the different forms of violence faced daily by LGBT people. It presents a narrative of the bodies that have allied and find ways to start visibility processes, occupying public spaces in a region that is averse to their presence. This research aimed to analyze the processes of creation and consolidation of the UNA LGBT movement in the city of Chapecó, in the western state of Santa Catarina, seeking to demonstrate a position of confrontation that does not succumb to threats. The history of the city was revisited attentively to the systems of domination that intertwine in the production of the most diverse violence. The concept of bodies in alliance, by Judith Butler, which is developed throughout the dissertation, facilitates the understanding of the meanings of the various mobilizations that assume precariousness as their stimulating condition. Thus, fed with theoretical references against hegemonic, such as feminism, queer theory and decolonial studies, it was possible to develop the narrative of memories and reflections on the experience of creating this collective, showing the conflicts, contradictions and paths found for the politicization of resistance that enabled the consolidation of LGBT parades in the region, occupying public spaces, in a city with conservative features. Following the cartographic perspective of Deleuze and Guattari, the researcher inhabits the existential territory, understanding its material, subjective dimension, and the power games that produce it. In this sense, the researcher participated in the events narrated, seeking to draw a map of the encounters, places and subjects in relationship, experiencing and sharing affections in these collective processes of movements and militancy around the creation of UNA LGBT and the events held, which brought bodies in alliance for the streets of Chapecó. Interviews were conducted with six people participating in the creation and active in the movement, in addition to the participant observation of the researcher in meetings, events, recording perceptions and affections in a field diary. As a manifestation of the movement?s consolidation, the activities carried out since its creation in 2016 were described, with a special focus on LGBT fight parades, an element of increasing visibility, affirmation and cohesion of dissident people from the cisheteronormative system. The conclusions of the research point to the fundamental importance of constituting collectives such as UNA in Chapecó, which, despite all the difficulties, conflicts and contradictions, shows that in a markedly conservative region resistance is possible. It is on the street, appropriating the public space, that resistance is embodied and it is shown who are the people threatened by the hegemonic disciplinary regimes. The realization of events such as those described here, acquire an important political significance when they publicize the movement's demands for recognition and for the rights of its members. Bodies that, united, fight for more livable lives.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216117
Date: 2020


Files in this item

Files Size Format View
PPSI0914-D.pdf 3.249Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar