Competências digitais: desafios e possibilidades no cotidiano dos professores da educação básica

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Title: Competências digitais: desafios e possibilidades no cotidiano dos professores da educação básica
Author: Benedet, Márcia Leandro
Abstract: A partir da constante evolução tecnológica e necessidade de aprimoramento/desenvolvimento de novas competências quanto ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, a presente pesquisa relata estudo sobre as competências digitais dos professores da rede básica de ensino. Com base em tal abordagem, e como aporte teórico, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental de forma exploratória sobre a Educação Básica, e a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação à Legislação Educacional Brasileira. Também se descreveu um percurso histórico da definição da variável ?competência? na educação, para assim poder discorrer sobre o termo ?competência digital?, e alguns padrões (modelos) elaborados para mensurar e aprimorar tais conhecimentos docentes. Assim, a partir do Modelo de Competência Digital para Docente ? DigCompEdu, realizou-se um estudo de caso visando identificar o nível de competência dos atores envolvidos. Com base nos resultados, além da mensuração das competências digitais, realizaram-se sugestões/recomendações para progressão das mesmas, e evidenciaram-se algumas ferramentas que podem contribuir em tal processo. Nesse viés a pesquisa constatou o nível básico (A2), de conhecimento docente quanto à integração e uso das tecnologias digitais em práticas didáticas, evidenciando um longo caminho a percorrer, uma vez que tal temática é objeto de poucas pesquisas. Contudo, considera-se que o passo inicial foi realizado por meio deste estudo, sendo necessárias ações futuras, como a implementação de cursos de formação continuada na área de competência digital para docentes da rede básica de ensino, por meio de ambientes virtuais de ensino e de aprendizagem.Abstract: Based on the constant technological evolution and the need to improve / develop new skills regarding the use of Information and Communication Technologies, this research reports a study on the digital skills of teachers in the basic education network. Based on this approach, and as a theoretical contribution, bibliographical and documentary research was carried out in an exploratory way on Basic Education, and the integration of Information and Communication Technologies with the Brazilian Educational Legislation. A historical path was also described in the definition of the variable ?competence? in education, so that it could discuss the term ?digital competence?, and some standards (models) designed to measure and improve such teaching knowledge. Thus, from the Digital Competence Model for Teachers - DigCompEdu, a case study was carried out to identify the level of competence of the actors involved. Based on the results, in addition to measuring digital skills, suggestions / recommendations were made for their progression, and some tools that can contribute to such a process were highlighted. In this bias, the research found the basic level (A2), of teaching knowledge regarding the integration and use of digital technologies in didactic practices, showing a long way to go, since this theme is the subject of little research. However, it is considered that the initial step was carried out through this study, requiring future actions, such as the implementation of continuing education courses in the area of digital competence for teachers in the basic education network, through virtual teaching environments and of learning.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2020
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216112
Date: 2020


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