Da pauta ao play: proposta metodológica para o planejamento e desenvolvimento de newsgames

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Title: Da pauta ao play: proposta metodológica para o planejamento e desenvolvimento de newsgames
Author: Marciano, Carlos Nascimento
Abstract: A presente pesquisa científica acerca da utilização de newsgame parte da premissa de que esse estilo de jogo está ganhando espaço na academia e sendo apresentado como exemplo de nova linguagem dentro do jornalismo, conforme apontado por Bogost, Ferrari e Schwaizer (2010), Frasca (2003) e Santos e Seabra (2014). No que se refere ao mercado, Pereira e Adghirni (2011) evidenciam a migração de leitores dos meios tradicionais para as mídias on-line. Salaverría (2015), por sua vez, ressalta que esse movimento sinaliza uma ruptura do modelo de negócio do jornalismo e sugere que os profissionais redefinam os modos de informar, como uma alternativa para superar as dificuldades econômicas do jornalismo. Segundo Marciano (2016), ainda se trabalha pouco no processo de construção dos jogos jornalísticos. Essa percepção é apontada no diálogo entre o autor e professores de cursos brasileiros de jornalismo, mais especificamente nas disciplinas relacionadas à ética jornalística. A partir das análises e entrevistas, Marciano (2016) observou que os docentes viam como promissora a ideia de inserir, na ementa das disciplinas, jogos que auxiliassem na compreensão dos conteúdos. Porém, a carência de aporte conceitual e técnico para fazê-lo, bem como as limitações temporais, impediam que tal atividade fosse realizada. Tais apontamentos motivaram a continuação dos estudos sobre newsgames neste trabalho, pois, diante do cenário apresentado, faz-se necessário pensar além da transposição dos conteúdos para as novas plataformas: é preciso entendê-las, a fim de utilizar a potencialidade comunicativa dessas ferramentas para dar uma nova roupagem aos assuntos. Os jogos jornalísticos se apresentam como promissores nesse sentido e, no intuito de preencher essas lacunas, este trabalho se orienta pela seguinte questão problema: quais etapas devem ser seguidas para se desenvolver newsgames como mídia jornalística? Por essa ótica, tem-se como objetivo principal propor uma metodologia para o desenvolvimento de newsgames. O percurso metodológico do estudo tem sua natureza na pesquisa aplicada, sistematizada na metodologia ativa de aprendizagem, proposta por Moran (2013). Através de pesquisa exploratória, fez-se o levantamento bibliográfico sobre o tema, o que também auxiliou na formatação dos conceitos utilizados no estudo de caso das dez oficinas realizadas. A abordagem qualitativa, com a aferição desses dados, sustentou a proposição da metodologia para desenvolvimento de newsgames. Esta pesquisa traz como resultados: a complementação do conceito de newsgames ao identificar aspectos para diferenciá-los dos Jogos Embasados em Notícias (JEN); a proposição do Game Design Document para Newsgames (GDDN), um roteiro de desenvolvimento, com base no lide jornalístico; a estruturação de oficinas nas quais a metodologia possa ser aplicada juntamente com critérios para execução dessas oficinas, tais como duração, número de participantes, espaço e materiais utilizados. A partir das percepções nas oficinas, foi desenvolvida, ainda, uma proposta de manual com dez passos para produzir newsgames, além de promover reflexões acerca da prática da codificação no jornalismo. Fortalecer essa habilidade nos profissionais pode abrir novas oportunidades de negócios e de inserção em um mercado promissor como o dos Jogos Digitais, desde que seja mantido o cuidado de não se perder o foco na notíciaAbstract: The present scientific research on the use of newsgame starts from the premise that this style of game is gaining space in the academy and being presented as an example of a new language within journalism, as pointed out by Bogost, Ferrari and Schwaizer (2010), Frasca (2003 ) and Santos and Seabra (2014). With regard to the market, Pereira and Adghirni (2011) show the migration of readers from traditional media to online media. Salaverría (2015), in turn, points out that this movement signals a rupture in the journalism business model and suggests that professionals redefine ways of reporting, as an alternative to overcome the economic difficulties of journalism. According to Marciano (2016), there is still little work in the process of building journalistic games. This perception is pointed out in the dialogue between the author and professors of Brazilian journalism courses, more specifically in disciplines related to journalistic ethics. From the analyzes and interviews, Marciano (2016) observed that the teachers saw as promising the idea of inserting, in the subjects' menu, games that would help in the understanding of the contents. However, the lack of conceptual and technical support to do this, as well as the temporal limitations, prevented such activity from being carried out. Such notes motivated the continuation of studies on newsgames in this work, because, in view of the presented scenario, it is necessary to think beyond the transposition of the contents to the new platforms: it is necessary to understand them, in order to use the communicative potential of these tools to give a new look to matters. Journalistic games are promising in this regard and, in order to fill these gaps, this work is guided by the following question: what steps should be taken to develop newsgames as journalistic media? From this perspective, the main objective is to propose a methodology for the development of newsgames. The methodological path of the study has its nature in applied research, systematized in the active learning methodology, proposed by Moran (2013). Through exploratory research, a bibliographic survey on the theme was made, which also helped in the formatting of the concepts used in the case study of the ten workshops held. The qualitative approach, with the measurement of these data, supported the proposition of the methodology for the development of newsgames. This research brings as results: the complementation of the concept of newsgames by identifying aspects to differentiate them from Games Based on News (JEN); the proposal of the Game Design Document for Newsgames (GDDN), a development script, based on the journalistic lead; the structuring of workshops in which the methodology can be applied together with criteria for its execution of these workshops, such as duration, number of participants, space and materials used. From the perceptions in the workshops, a proposal for a manual with ten steps to produce newsgames was developed, in addition to promoting reflections about the practice of coding in journalism. Strengthening this skill among professionals can open up new business and insertion opportunities in a promising market such as the Digital Games, as long as care is taken not to lose focus on the news.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2020
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216047
Date: 2020


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