Green supply chain management (GSCM): proposição de um modelo estrutural de categorias de práticas indutoras de inovação aplicado ao setor metalmecânico

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Green supply chain management (GSCM): proposição de um modelo estrutural de categorias de práticas indutoras de inovação aplicado ao setor metalmecânico

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Title: Green supply chain management (GSCM): proposição de um modelo estrutural de categorias de práticas indutoras de inovação aplicado ao setor metalmecânico
Author: Assumpção, Jairo José
Abstract: O tema Green Supply Chain Management (GSCM) tem recebido atenção crescente da academia por meio de uma série de revisões de literatura e diversos estudos. Por outro lado, as organizações estão cada vez mais focadas em tornar verdes suas cadeias de suprimentos para reduzir possíveis problemas ambientais. Consequentemente, há um crescimento sustentado do interesse acadêmico e empresarial pelas práticas de GSCM. Entretanto, existem algumas lacunas ainda não exploradas sobre o tema que merecem destaques. Por exemplo, revisões de literatura da GSCM que não analisam as categorias de práticas ou categorizam essas práticas à luz de suas relações de influências e não estabelecem uma relação com a inovação organizacional. Sendo assim, esta pesquisa teve por objetivo geral propor um modelo teórico e empírico de categorias de práticas de GSCM identificando quais são determinantes para se alcançar a inovação organizacional em uma amostra de empresas do setor metalmecânico de Santa Catarina. A metodologia adotada foi de abordagem combinada, envolvendo pesquisa qualitativa e quantitativa com aplicação de multimétodos. Na parte qualitativa foi aplicado a Modelagem Estrutural Interpretativa (Interpretative Structural Modeling - ISM) e MICMAC (Matriz de impacto cruzado e Multiplicação Aplicada à uma Classificação) das práticas de GSCM. Na parte quantitativa foi realizado um Modelo de Equações Estruturais (SEM) utilizando a abordagem PLS (Partial Least Square) baseada na matriz de covariância (CBSEM). A estrutura gerada pela ISM identificou a possibilidade de se categorizar as práticas de GSCM, emanadas da literatura, em 8 categorias de práticas. Já o modelo gerado pela Modelagem de Equações Estruturais (Structural Equation Modeling - SEM) teve o objetivo de estabelecer se existe relação entre as mesmas e validar as hipóteses das categorias geradas no modelo ISM. Constatou-se que as categorias cooperação com cliente, ecodesign, green marketing e logística reversa se relacionam significativamente e positivamente sendo capazes de explicar fortemente a variabilidade da inovação. Os resultados individuais medidos por ß, que quantificam a força e o sentido das relações entre os constructos, inferiram que seis categorias de GSCM se relacionam e explicam 58.7% dos processos de inovação. Os resultados apontados na pesquisa demonstram que a partir do modelo gerado na ISM pode-se asseverar que as categorias gestão ambiental interna e green marketing tem papel fundamental para alavancar as práticas de GSCM e que existe uma relação entre as mesmas, que no caso de green marketing impactam diretamente na inovação organizacional. A principal contribuição desta 6 tese foi a proposição de um modelo de oito categorias de práticas de GSCM que se relacionam entre si em termos de dependência e que existe significativa relação de quatro categorias com os processos de inovações organizacionais. Como consequências, implicações gerenciais são ressaltadas no sentido de ajudar os gerentes industriais a reestruturarem as atividades ambientais que ocorrem separadamente.Abstract: The Green Supply Chain Management (GSCM) theme has received increasing attention from academia through a series of literature reviews and various studies. On the other hand, organizations are increasingly focused on greening their supply chains to reduce potential environmental problems. Consequently, there is a sustained growth in academic and business interest in GSCM practices. However, there are some untapped gaps on the topic that deserve highlighting. For example, GSCM literature reviews that do not analyze the categories of practices or categorize these practices in light of their influence relationships and do not establish a relationship with organizational innovation. Thus, this research aimed to propose a theoretical and empirical model of GSCM practice categories identifying which are determinants for achieving organizational innovation in a sample of companies in the Santa Catarina metalworking sector. The methodology adopted was a combined approach, involving qualitative and quantitative research with the application of multimethod. In the qualitative part, Interpretative Structural Modeling (ISM) and MICMAC (Cross-impact Matrix and Multiplication Applied to a Classification) of the GSCM practices were applied. In the quantitative part, a Structural Equation Model (SEM) was performed using the PLS (Partial Least Square) approach based on the covariance matrix (CBSEM). The structure generated by ISM identified the possibility of categorizing the GSCM practices, emanating from the literature, into 8 categories of practices. The model generated by Structural Equation Modeling (SEM) aimed to establish whether there is a relationship between them and to validate the hypotheses of the categories generated in the ISM model. Thus, cooperation with customers, ecodesign, green compliance, green marketing, green purchasing, internal environmental management, investment recovery and reverse logistics were evaluated to identify whether there is a relationship between them from the perspective of the elements that make up the supply chain. The model generated by Structural Equation Modeling (SEM) aimed to establish whether there is a relationship between them and to validate the hypotheses of the categories generated in the ISM model. It was found that the categories of cooperation with customers, ecodesign, green marketing and reverse logistics are significantly and positively related, being able to strongly explain the variability of innovation. The individual results measured by ß, which quantify the strength and the sense of the relationships between the constructs, inferred that six categories of GSCM are related and explain 58.7% of the innovation processes. The results pointed out in the research demonstrate that from the theoretical model it can be asserted 8 that the internal environmental management and green marketing categories have a fundamental role to leverage the GSCM practices and that there is a relationship between them, which in the case of green marketing impact directly in organizational innovation. The main contribution of this thesis was the proposal of a model of eight categories of GSCM practices that are related to each other in terms of dependence and that there is a significant relationship of four categories with the processes of organizational innovations. Consequently, managerial implications are highlighted to help industrial managers to restructure the environmental activities that occur separately.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215985
Date: 2020


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