Notícias autodestrutivas: conteúdo jornalístico em Stories do Instagram e no Snapchat

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Title: Notícias autodestrutivas: conteúdo jornalístico em Stories do Instagram e no Snapchat
Author: Assis, Ingrid Pereira de
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo principal conceituar a notícia autodestrutiva, partindo da compreensão de como se constituem e se relacionam seus planos de conteúdo (verbalização) e de expressão (visualidades), a partir do conteúdo jornalístico criado e disponibilizado para as plataformas de redes sociais Snapchat e Stories do Instagram. O objeto de estudo é a produção de conteúdo jornalístico na pós-modernidade, a partir da conceituação de notícia autodestrutiva, pois, a observação da sua relação com a efemeridade, a memória e a construção de conhecimento, exige um pensar inovador acerca dos formatos jornalísticos. A hipótese é de que a autodestruição da notícia adiciona especificidades em seus planos de expressão e de conteúdo, o que permite aferir a existência de uma delimitação do formato notícia pelo escopo teórico das pesquisas da área, até então. Para alcançar o objetivo principal, definiu-se como objetivos específicos: compreender a relação entre efemeridade e o contexto, histórico e social, que permite o surgimento dessas plataformas de redes sociais e seus públicos; analisar o plano de conteúdo das postagens para chegar ao conceito de notícia autodestrutiva; estabelecer as similaridades e diferenças entre o conceito de notícia autodestrutiva e o conceito de notícia, identificando as especificidades do primeiro; a partir da análise do plano de expressão, reconhecer os elementos visuais (design da informação) que compõem a notícia autodestrutiva, após conceituá-la, bem como os elementos que constituem a interação humano-interfaceinformação; identificar se estas narrativas jornalísticas são multimodais e apresentam um caminho transmidiático, a partir dos elementos verbo-visuais das postagens analisadas; compreender a interferência da efemeridade nesses textos-postagens produzidos para tais redes sociais, a partir das escolhas criativas realizadas pelos profissionais responsáveis; e, por fim, entender o porquê das notícias autodestrutivas terem essa configuração verbo-visual, tendo em vista que novas práticas jornalísticas cobram tais reflexões acerca dos formatos que surgem na pós-modernidade. Integram o corpus de análise: os textos-postagens dos perfis dos portais brasileiros Uol, no Snapchat, e G1, nas Stories do Instagram; bem como do portal português Público.pt; e do portal estadunidense da Cable News Network (CNN), ambos na plataforma de rede social Instagram. No Snapchat, coletou-se um mês de postagens do Uol e, nas Stories do Instagram, um mês de conteúdo do Público.pt e da CNN, e dois meses do G1. A coleta do corpus analisado foi realizada em quatro etapas, nos anos de 2017, 2018 e 2019. A pesquisa se sustenta metodologicamente na Semiótica Discursiva, tendo como procedimentos metodológicos: coleta dos textos postagens; a decupagem do material coletado, para mapear os elementos constituintes do objeto empírico; análise dos planos de conteúdo e de expressão do corpus a partir da revisão sistemática de literatura; e, por fim, entrevistas semiestruturadas, em profundidade, com profissionais envolvidos nas criações dos textos-postagens. Conclui-se que o conceito de notícia autodestrutiva se mostra pertinente, pois, ao mesmo tempo que conserva elementos que remetem à notícia, possui especificidades que permitem aferir que se trata de um subformato, vinculado ao tradicional formato notícia. Tais particularidades estão presentes tanto no plano de conteúdo quanto no plano de expressão.Abstract: This research had as main objective to conceptualize the self-destructive news, starting from the understanding of how its content (verbalization) and expression (visualities) plans are constituted and related, from the journalistic content created and made available for the social networking platforms Snapchat and Instagram Stories. The object of study is the production of journalistic content in postmodernity, based on the concept of self-destructive news, since the observation of its relationship with ephemerality, memory and the construction of knowledge, requires innovative thinking about journalistic formats. The hypothesis is that the news selfdestruction adds specificities in its expression and content plans, therefor allowing to assess the existence of a news format delimitation by the theoretical scope of the research in the area until then. To achieve the main objective, specific objectives were defined: to understand the relationship between ephemerality and the historical and social context that allows the emergence of these social network platforms and their audiences; analyze the content plan of the posts to reach at the concept of self-destructive news; establish similarities and differences between the concept of self-destructive news and the concept of news, identifying the specificities of the first; as of the expression plan analysis, recognize the visual elements (information design) that make up the self-destructive news, after conceptualizing it, as well as the elements that constitute the human-interface-information interaction; identify if these journalistic narratives are multimodal and present a transmedia path, based on the verbal-visual elements of the analyzed posts; understand the interference of ephemerality in these post-texts produced for such social networks based on the creative choices made by the responsible professionals; and, finally, to understand why self-destructive news have this verb-visual configuration, considering that new journalistic practices demand such reflections about the formats that emerge in post-modernity. Integrating the analysis corpus, the post-texts of the Brazilian profile sites Uol, on Snapchat; G1, on Instagram Stories; as well as the Portuguese site Público.pt and the US portal of Cable News Network (CNN), both on the social network platform Instagram. On Snapchat, we collected a month of posts from Uol and, on Instagram Stories, a month of content from Público.pt and CNN, and two months from G1. The collection of the analyzed corpus was carried out in four stages, in the years 2017, 2018 and 2019. The research is methodologically supported by Discursive Semiotics, with the following methodological procedures: collection of post-texts; the collected material decoupage, to map the constituent elements of the empirical object; analysis of corpus content and expression plans from the systematic literature review; and, finally, semi-structured interviews, in-depth, with professionals involved in the creation of post-texts. It is concluded that the concept of selfdestructive news proves to be pertinent, because, while conserving elements that refer to the news, it has specificities that allow us to verify that it is a sub-format, linked to the traditional news format. Such particularities are present both in the content plan and in the expression plan.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215943
Date: 2020


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