O endereçamento na poesia de Idea Vilariño

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O endereçamento na poesia de Idea Vilariño

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Title: O endereçamento na poesia de Idea Vilariño
Author: Raizel, Denise Rogenski
Abstract: Nesta dissertação, o ato do endereçamento poético é lido na poesia de Idea Vilariño, a partir do conceito derridiano de envio e de comunidade de Jacques Rancière e Roberto Esposito. Propõe-se pensar os conceitos filosóficos derivados em ato de endereçamento, formalizados e observados como estruturas formais de linguagem, por meio da leitura de selecionados poemas de Idea Vilariño. A dissertação inicia-se de uma ideia de Idea, que estabelece uma imagem da poeta e seu tempo com a leitura que se faz de seus poemas ora analisados. Os conceitos filosóficos formam a base teórica de pensamento para que a leitura e observação dos poemas alcancem o endereçamento, compreendido como conjunto de procedimentos ou estratégias textuais que formam o poema que está enviado ou destinado a outro. Este somente pode recebê-lo a partir de um processo de dessemelhança. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir da análise dos poemas de Idea Vilariño que evidenciam as estruturas textuais do endereçamento, ao analisar, em especial, três conjuntos de procedimentos: (1) O ritmo, como estratégia de atração do outro, analisado a partir da própria atividade da poeta como crítica literária e também a partir da observação da métrica poética. (2) O uso da segunda pessoa tu, em forma de pronomes ou conjugações verbais, como estrutura formal de linguagem que, como afirmado por Idea, é poesia que suscita adesão. (3) E, por fim, o vazio, lido nos poemas de Idea a partir de seus nãos, nadas e nuncas e seu desdizer frequente. Esta análise busca, a partir da observação do endereçamento nos poemas de Idea Vilariño, evidenciar o alcance do outro na sua subjetividade e que forma, assim, a única comunidade possível, a dos que compartilham a dessemelhança.Abstract: In this dissertation, the act of poetic addressing is read in the poetry of Idea Vilariño, from the concept of Derrida of sending, and of community of Jacques Rancière and Roberto Esposito. It proposes to think the philosophical concepts derived from the act of addressing, formalized and observed as formal structures of language, through the reading of selected poems from Idea Vilariño. The dissertation begins with an idea of Idea, which defines the image of the poet and her time with the interpretation of her poems now analyzed. Philosophical concepts form a theoretical basis of thought that reading and observing poems reach the addressing, understood as a set of procedures or textual strategies that form the poem that is sent or intended for others. This one can only receive through a process of dissimilarity. This research was developed from the analysis of Idea Vilariño?s poems, which highlights the textual structures of addressing, analyzing in particular three sets of procedures: (1) Rhythm, as a strategy of attraction of another, analyzed from the poet's own activity as a literary critic and also from the observation of poetic metric. (2) The use of the second person, in the form of pronouns or verb conjugation, as a formal language structure, as stated by Idea, is adherent poetry. (3) Finally, the emptiness, read in Idea's poems from their no, nothing, and never, and their frequent unsaying. This research, based on the observation of the addressing in Idea Vilariño?s poems, shows the extent of others in their possible subjectivity and thus forms a single possible community of those who share dissimilarity.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215894
Date: 2020


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