Método Canguru no Estado de Santa Catarina: um estudo histórico e Foucaultiano

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Title: Método Canguru no Estado de Santa Catarina: um estudo histórico e Foucaultiano
Author: Aires, Luana Cláudia dos Passos
Abstract: O Método Canguru é uma Política Pública de saúde brasileira, que promove assistência de qualidade, favorece o vínculo familiar e o desenvolvimento neuropsicomotor da criança, contribuindo na redução da mortalidade infantil, sendo sua prática fortemente recomendada pelas evidências. Este estudo trata-se de uma pesquisa sócio histórica com abordagem qualitativa, com o objetivo de compreender como se instituíram as práticas de cuidados do Método Canguru no Estado de Santa Catarina no período de 1996 a 2019, à luz do referencial foucaultiano. As fontes orais do estudo foram 12 profissionais de saúde indicados a partir da técnica de snow ball. As fontes documentais foram 84 documentos sobre o Método Canguru que auxiliaram na interpretação dos achados. A coleta de dados ocorreu a partir de entrevista norteada por um roteiro semiestruturado, realizada no período de janeiro a novembro de 2019, em diferentes municípios do Estado. Os dados foram analisados a partir da análise genealógica de Foucault com auxílio do software Atlas.ti Cloud®. Os resultados deste estudo apontam que o processo de implantação e disseminação do Método Canguru no Estado se deu por resistências que foram sendo quebradas à luz do saber científico. Os Centros de Referência destacam-se no Estado por seu papel como pólos formadores, nos quais os consultores e tutores do Método circulam nas tramas do poder-saber junto aos gestores locais para colocar em prática os princípios da humanização. A formalização do Método Canguru enquanto Política Pública de saúde configurou uma mudança de paradigma no Cuidado Neonatal, que ocorreu de forma processual. Ao se apropriar do saber específico sobre as premissas do Método Canguru, os profissionais detêm o poder e o colocam em prática. A educação permanente foi apontada como importante estratégia de fortalecimento das ações do Método, sendo salientada a transformação do cuidado com relação à ambiência e neuroproteção dos bebês. O cuidado individualizado com a participação da família segue sendo um dos pilares do Método, mas ao mesmo tempo um dos principais desafios da equipe de saúde. As relações entre os profissionais fortalecem as ações do Método no Estado, proporcionando a articulação entre os serviços. Toda a equipe multiprofissional tem responsabilidade no desenvolvimento e monitoramento das ações do Método, no entanto, a ?Enfermeira Canguru? destaca-se como peça fundamental nos serviços. Embora incumbidos de uma hegemonia institucional, os médicos raramente assumiram posições de liderança neste processo de implantação e disseminação do Método no Estado. Conclui-se que toda mudança de paradigma, transformações do conhecimento e das práticas são permeadas por relações de poder. Não diferentemente, a disseminação e o fortalecimento do Método Canguru no Estado de Santa Catarina emergiram em um cenário de transformação do Cuidado Neonatal, sendo permeados por relações de poder-saber entre os profissionais da equipe de saúde. Espera-se que este estudo possa subsidiar ações de gestão no âmbito estadual e nacional, sendo que uma gestão mais participativa contribui para ações de monitoramento dos serviços de saúde, garantindo a efetivação das três etapas do Método nas unidades neonatais catarinenses.<br>Abstract: The Kangaroo Care was implemented as a public health policy in Brazil as it promotes qualitycare, favors family ties, and the child's neuropsychomotor development. Its use is stronglyrecommended since it reduces infant mortality. This study is a socio-historical research with aqualitative approach, aiming to understand how the Kangaroo Care was implemented andused in the State of Santa Catarina between 1996 and 2019, according to Foucault's theories.The oral sources of the study were 12 health professionals recruited by snowball sampling.The documentary sources consisted of 84 Kangaroo Method-related documents that supporteddata interpretation. Information was collected through a semistructured interview carried outbetween January and November 2019, in different cities of the State. Data were analyzedusing Foucault's genealogical method. Data were analyzed using Foucault's genealogicalanalysis using the Atlas.ti Cloud® software. Our results indicate that the process ofimplantation and dissemination of the Kangaroo Method in Santa Catarina faced resistancethat was gradually decreasing through scientific knowledge. The Reference Centers stand outin the State because of their role as training centers, in which consultants and tutors of theMethod are involved in the theory of power-knowledge with local managers to apply theprinciples of humanization. The formalization of the Kangaroo Method as a public healthpolicy configured a paradigm shift in neonatal care, which occurred procedurally. Byknowing the premises of the Kangaroo Method, professionals hold the power and put it intopractice. Permanent education was pointed out as an essential strategy for strengthening theactions of the Method, with emphasis on the transformation of care concerning theenvironment and child neuroprotection. Individualized care with family participation remainsone of the pillars of the Method, but at the same time, one of the main challenges for thehealthcare team. The relationships between the professionals strengthen the actions of theMethod in the State, providing the articulation between the services. The entiremultidisciplinary team has responsibility for the development and monitoring of the Method'sactions. However, the ?Kangaroo Nurse? stands out as a critical part of the technique.Although charged with institutional hegemony, the physicians rarely took leadership positionsin this process of implantation and dissemination of the Method. In conclusion, paradigmchange, transformations of knowledge, and practices are permeated by power relations.Similarly, the dissemination and strengthening of the Kangaroo Method in Santa Catarinaemerged in a scenario of a transformation of the neonatal care, being permeated by relationsof power-knowledge among the health team. We believe this study can support managementactions at the state and national levels, since participatory management can contribute tomonitoring health services, ensuring the effectiveness of the three stages of the Method inneonatal units
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215850
Date: 2020


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