Title: | Do positivismo ao esoterismo: uma outra leitura da poesia brasileira na virada do século |
Author: | Borges, Isabela Melim |
Abstract: |
Esta tese pretende demonstrar que o Positivismo, corrente filosófica dominante e influenciados da vida intelectual brasileira no último quarto do século XIX e inicio do XX, não impediu, mas, ao contrário, propiciou mesmo uma pluralidade e um ecletismo patentes na produção poética, durante esse período. A filosofia proposta por Auguste Comte influenciou o meio político, o meio econômico, o meio intelectual e o meio social brasileiros. A literatura, pensada a partir da tríade autor-obra-público proposta por Antonio Candido, apresentou explícitos traços do Positivismo. Dessa forma, a partir da teoria sociológica da literatura do crítico paulista, esta tese demonstra como se deu a entrada daquela filosofia francesa no Brasil, mais específicamente no ambiente literário e também trata da sua incorporação pela poesia brasileira. Tendo como base também o ensaio a Nova Geração (1879) de Machado de Assis, as discussões partem do princípio de que a poesia brasileira daquele momento se queria distanciada do Romantismo e, portanto, estava subjugada a uma revoada de idéias novas. Sendo assim, apoiando-se na poesia de Generino dos Santos e na de Dario Vellozo, este trabalho propõe dois termos relevantes para analisar a produção poética desse período: ecletismo e pluralismo. O primeiro seria a submissão da escrita poética à diversidade extra literária daquele período, sem que o literário fosse o condutor dessa incorporação da diversidade de temas, de vocabulários e até de conceitos (filosófico e científicos). Por pluralidade, ao contrário, deve-se entender a submissão dessa diversidade de elementos não-literários ao literário, de modo que todo elemento extra literário, quando trazido ao plano literário, passa a funcionar diversamente do que faz quando se encontra em seu contexto original. Um outro modo de enunciar esta tese é: o pluralismo na absorção das idéias positivistas corresponde a uma assimilação criativa e transformadora das influências europeias, que não se resume apenas à obra de Augusto dos Anjos, e ocorreu antes do Modernismo de 22. Abstract: This thesis intends to demonstrate that Positivism, the dominant philosophical current and influencing Brazilian intellectual life in the last quarter of the 19th century and the beginning of the 20th, did not prevent, but, instead, even provided a plurality and eclecticism évident in poetic production, during this period. The philosophy proposed by Auguste Comte influenced the Brazilian political, économie, intellectual and social environments. Literature, based on the author-work-public triad proposed by Antonio Candido, presented explicit positivism traits. Thus, based on the sociological theory of literature by the paulista critic, this thesis demonstrates how that French philosophy came into Brazil, more specifically in the literary environment and also deals with its incorporation into Brazilian poetry. Also based on Machado de Assis's essay \"Nova Geração\" (1879), the discussions start from the principie that the Brazilian poetry of that moment wanted to be distanced from Romanticism and, therefore, was subjected to a flight of new ideas. Therefore, based on the poetry of Generino dos Santos and that of Dario Vellozo, this work proposes two relevant terms to analyze the poetic production of that period: eclecticism and pluralism. The first would be the submission of poetic writing to the extraliterary diversity of that period, without the literary being the driver of this incorporation of the diversity of thèmes, vocabularies and even concepts (philosophical and scientific). By plurality, instead, one must understand the submission of this diversity of non-literary éléments to the literary, so that any extra-literary element, when brought to the literary level, starts to function differently from what it does when it is in its original context. Another way of stating this thesis is: the pluralism in the absorption of positivist ideas corresponds to a Creative and transforming assimilation of European influences, which is not limited to the work of Augusto dos Anjos, and occurred before the Modernism of 22. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215815 |
Date: | 2020 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PLIT0842-T.pdf | 30.28Mb |
View/ |