Método Canguru: experiência vivida pelos pais e as contribuições da enfermeira
Show full item record
Title:
|
Método Canguru: experiência vivida pelos pais e as contribuições da enfermeira |
Author:
|
Geremias, Cláudia Koch
|
Abstract:
|
Pesquisa Convergente-Assistencial que objetivou compreender o significado da experiência vivida pelos pais de recém-nascidos que vivenciam a primeira e a segunda etapa do Método Canguru, e identificar de que modo a enfermeira pode contribuir para promover o cuidado humanístico aos mesmos. O referencial teórico-filosófico adotado foi a Teoria Humanística de Paterson e Zderad. O estudo foi desenvolvido em uma Unidade Neonatal de uma maternidade pública no sul do Brasil, com seis pais (três mães e três pais) de recém-nascidos pré-termo, de baixo peso, internados e que ingressaram no Método Canguru. A coleta de dados foi realizada de junho a agosto de 2011, através do processo de cuidar da enfermagem humanística, utilizando o diálogo vivido. Da análise resultaram três artigos. O primeiro artigo é estudo bibliométrico com objetivo de identificar e caracterizar estudos que abordam a temática do Método Canguru produzidas nos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem do Brasil, no período de 2000 a 2010. Os dados foram obtidos através de consulta ao banco de teses da CAPES, sendo uma tese e 15 dissertações. Os resultados evidenciam a adoção do Método Canguru como uma experiência positiva, mas que pode ser melhorada. O segundo artigo respondeu ao objetivo de compreender o significado da experiência vivida pelos pais de recém-nascidos que vivenciam a primeira e segunda etapa do Método Canguru. Emergiram duas categorias principais: Os pais frente a uma realidade inusitada: o nascimento prematuro do filho, e O Método Canguru com as possibilidades de vir a ser mais e estar melhor. Os resultados revelam a experiência como positiva, apesar da dualidade de sentimentos. O terceiro artigo buscou identificar de que modo a enfermeira pode contribuir para promover o cuidado humanístico aos pais de recém-nascidos que vivenciam a segunda etapa do Método Canguru. Os resultados foram apresentados em cinco categorias: A formação de vínculos entre a Enfermeira e os pais; O saber da Enfermeira que transmite segurança e dá suporte; A presença que proporciona segurança e bem estar aos pais; O cuidado que proporciona bem-estar físico e emocional para os pais e mães e para o bebê; e O cuidado mecanizado como barreira para o método. A utilização da teoria humanística de Paterson e Zderad mostrou-se como um modelo que permite olhar para os pais com os olhos do coração, com sensibilidade, colocando-se em seu lugar e compreendendo-os em seu existir-no-mundo. Não existe uma receita a seguir, mas é preciso disposição para o diálogo vivido, que ocorre a partir do encontro verdadeiro, em que se estabelece a relação empática, através da presença genuína. Os achados se mostram relevantes, pois podem ser determinantes para o aprimoramento das práticas assistenciais, relacionadas ao cuidado das mães, dos pais e seus bebês internados no ambiente neonatal, visando às especificidades desta clientela. Do ponto de vista do ensino em enfermagem neonatal, este estudo colabora para facilitar a compreensão de alunos e educadores com relação ao período de internação e a prática do Método Canguru como uma rede que une aspectos positivos e complicadores, e que acompanha o universo vivenciado. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2019. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215789
|
Date:
|
2019 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar