Estudo geográfico dos shopping centers na fachada atlântica de Santa Catarina

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Title: Estudo geográfico dos shopping centers na fachada atlântica de Santa Catarina
Author: Mansur, Tally Ferreira
Abstract: O objetivo desse trabalho é analisar como o shopping center está inserido na dinâmica socioespacial da Fachada Atlântica de Santa Catarina. Para isso, os objetivos específicos são abordados de maneira temporal linear, iniciando com o surgimento dos shoppings no mundo, no Brasil e na região de estudo, utilizando assim o método e teoria da Formação Sócio-Espacial (Santos, 1977). A pesquisa aborda o contexto socioeconômico mundial, nacional e regional que possibilitou o surgimento dessas novas estruturas e suas novas lógicas de consumo. Em seguida é descrita uma análise da formação e desenvolvimento dos capitais comerciais da região sul do Brasil e suas transformações, bem como a lógica interna de estrutura financeira e estratégias comerciais dos shoppings. A escolha do estudo de caso foi baseada na importância dessas estruturas para a corroboração da força do capital localizado e desenvolvido na Fachada Atlântica de Santa Catarina, bem como do Brasil meridional. A hipótese é que exista um histórico geográfico de autossuficiência da Região Sul e da Fachada Atlântica de Santa Catarina em relação a seus capitais locais e suas dinâmicas econômicas. Os resultados são apresentados a partir do levantamento dos shoppings existentes na região, bem como de suas administradoras, majoritariamente de origem local.Abstract: The objective of this paper is to analyze how the Shopping Center is inserted in the socio-spatial dynamics of the Santa Catarina Atlantic Facade. For this, the specific objectives are approached in a linear temporal manner, starting with the emergence of malls in the world, in Brazil and in the region of study, thus using the method and theory of Social and Spatial Formation (Santos, 1977). The research addresses the world, national and regional socioeconomic context that made possible the emergence of these new structures and their new logic of consumption. Following is an analysis of the formation and development of the commercial capital of southern Brazil and its transformations, as well as the internal logic of the financial structure and commercial strategies of the malls. The choice of the case study was based on the importance of these structures for the corroboration of the strength of the capital located and developed in the Santa Catarina Atlantic Facade, as well as in southern Brazil. The hypothesis is that there is a geographical history of self-sufficiency in the Southern Region and Santa Catarina Atlantic Facade in relation to their local capitals and their economic dynamics. The results are presented from the survey of the existing malls in the region, as well as their administrators, mostly of local origin.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas , Programa Pós-Graduação de Geografia, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215706
Date: 2019


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