Title: | Imprensa e educação: a posição editorial dos principais jornais brasileiros a partir da proposta política do movimento Escola Sem Partido |
Author: | Kichileski, Alexandro |
Abstract: |
A pesquisa propõe identificar o posicionamento editorial dos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo diante das propostas políticas do movimento Escola Sem Partido (ESP). O movimento foi criado em 2004 com o objetivo de denunciar supostas doutrinações ideológicas existentes nas instituições educacionais. A justificativa do ESP é embasada na ideia vaga de que a escola, o currículo e o trabalho pedagógico não devem entrar no campo das convicções morais, religiosas e políticas do educando. O embasamento teórico do trabalho parte da compreensão do papel que a esfera pública cumpre em sociedades democráticas (HABERMAS, 2014; SILVA, 2002; ESTEVES, 2003; GOMES, 2008; MAIA, 2008), entendendo o conceito como um espaço ou engrenagem social que busca soluções coletivas publicamente discutidas, formuladas e deliberada fazendo valer os interesses da sociedade civil. Na esfera pública os meios de comunicação, em especial os voltados ao jornalismo, têm forte influência por agirem, simultaneamente, como agentes políticos e dispositivos que oferecem visibilidade aos demais atores envolvidos. Outra questão de fundo, a Educação é compreendida em sua relação com a sociedade (ADORNO, 1995; BOURDIEU; PASSERON, 1975; DURKHEIM, 2011), especialmente em seus aspectos objetivos de reprodução social, bem como sua potencialidade na formação emancipatória. Reflexões sobre a Ideologia (ALTHUSSER, 1985; RICOEUR, 1990; ZIZEK, 1999) e Hegemonia (FAIRCLOUGH, 2001; MORAIS, 2004) tornam-se importante para a compreensão da atividade política do movimento Escola Sem Partido e também para os pressupostos metodológicos do trabalho. Da teoria da educação destacam-se as principais tendências pedagógicas (LUCKESI, 1994; SAVIANI, 2005) que balizam a atividade pedagógica nas instituições escolares. A partir dessas referências, o problema que a pesquisa procura responder é: Diante das propostas políticas do movimento Escola Sem Partido como se posicionaram, editorialmente, os principais jornais brasileiros? A escolha do gênero jornalístico editorial se dá sobretudo no reconhecimento de que vai expressar a opinião oficial da empresa diante os acontecimentos de maior repercussão ou importância social do momento. Reflete os consensos que emanam dos diferentes núcleos que participam da propriedade e organização do jornal (BELTRÃO, 1980; MARQUES DE MELO, 2003). O corpus é composto pelos editoriais dos jornais publicados entre janeiro de 2014 a dezembro de 2018, tempo que constitui a criação e arquivamento de projetos de lei reforçando as propostas do ESP no Congresso Nacional. Metodologicamente, a observação do material utiliza um modelo adaptado da análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2001), onde a prática discursiva necessita ser percebida no contexto interdiscursivo, compreendendo e contextualizando a situação histórica, política e ideológica no qual o texto está inserido. Para organizar e analisar o objeto empírico é utilizado o conceito de enquadramento (MAIA, 2009), colaborando na compreensão dos editoriais e dos acontecimentos circunscritos no texto, gerando esquemas interpretativos no processo de estruturação de sentido, relacionando com a dinâmica social. Os resultados indicam que os jornais corroboraram as denúncias de doutrinação levantadas pela ESP, mas discordaram do procedimento proposto pelos projetos de lei, considerando uma via paternalista, autoritária e totalitária da educação. O tom imperativo e indiscutível das posições apresentadas nos editoriais também permitem perceber uma tendência de as organizações jornalísticas participarem da esfera pública com um viés de coação sobre os dirigentes do Estado e a Opinião Pública. Abstract: The research proposes to identify the editorial position of the newspapers Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo and O Globo before the political proposals of the Escola Sem Partido (ESP) movement. The movement was created in 2004 with the objective of denouncing supposed ideological indoctrinations existing in educational institutions. ESP's justification is based on the vague idea that school, curriculum and pedagogical work should not enter into the field of moral, religious and political convictions of the student. The theoretical basis of the work starts from the understanding of the role that the public sphere plays in democratic societies (HABERMAS, 2014; SILVA, 2002; ESTEVES, 2003; GOMES, 2008; MAIA, 2008), understanding the concept as a space or social gear that seeks collective solutions publicly discussed, formulated and deliberate making use of the interests of civil society. In the public sphere, the media, especially those focused on journalism, have a strong influence for acting, simultaneously, as political agents and devices that offer visibility to other actors involved. Another fundamental issue, Education is understood in its relationship with society (ADORNO, 1995; BOURDIEU; PASSERON, 1975; DURKHEIM, 2011), especially in its objective aspects of social reproduction, as well os its potential in emancipatory education. Reflections on Ideology (ALTHUSSER, 1985; RICOEUR, 1990; ZIZEK, 1999) and Hegemony (FAIRCLOUGH, 2001; MORAIS, 2004) become important for understanding the political activity of the Escola Sem Partido movement and also for the methodological assumptions of work. From the theory of education, the main pedagogical trends stand out (LUCKESI, 1994; SAVIANI, 2005) that guide the pedagogical activity in school institutions. From these references, the problem that the research seeks to answer is: Faced with the political proposals of the movement School Without Party how did the main Brazilian newspapers position themselves, editorially? The choice of the editorial journalistic genre occurs mainly in the recognition that it will express the official opinion of the company in the face of events of greater repercussion or social importance of the moment. It reflects the consensus that emanates from the different nuclei that participate in the ownership and organization of the newspaper (BELTRÃO, 1980; MARQUES DE MELO, 2003). The corpus is composed of the editorials of the newspapers published between January 2014 and December 2018, a time that constitutes the creation and archiving of bills reinforcing the proposals of the ESP in the National Congress. Methodologically, the observation of the material uses a model adapted from the critical analysis of discourse (FAIRCLOUGH, 2001), where the discursive practice needs to be perceived in the interdiscursive context, understanding and contextualizing the historical, political and ideological situation in which the text is inserted. To organize and analyze the empirical object is used the concept of framing (MAIA, 2009), collaborating in the understanding of the editorials and the events circumscribed in the text, generating interpretative schemes in the process of structuring meaning, relating with the social dynamics. The results indicate that the newspapers corroborated the accusations of indoctrination raised by ESP, but disagreed with the procedure proposed by the bills, considering a paternalistic, authoritarian and totalitarian way of education. The imperative and indisputable tone of the positions presented in the editorials, also allow us to perceive a tendency for journalistic organizations to participate in the public sphere with a bias of coercion on the leaders of the State and Public Opinion. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215623 |
Date: | 2019 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PJOR0148-D.pdf | 6.270Mb |
View/ |