Title: | Fatores de riscos psicossociais e aspectos ergonômicos no trabalho de professores de educação especial |
Author: | Dias, Letícia Rios |
Abstract: |
A educação inclusiva trouxe profundas alterações na estrutura das escolas regulares, desde a formação dos profissionais envolvidos até no modo como eles se enquadram no ambiente de sala de aula. Além dessas adequações às necessidades especiais dos alunos, os professores de educação especial tendem a ter muitas responsabilidades, o que pode resultar em sobrecarga de trabalho. Essas alterações são muito recentes, mas podem ser analisadas sob a perspectiva da Ergonomia para que se possa contribuir na estruturação desse contexto, ao se considerar as questões cognitivas e organizacionais envolvidas nessa relação escola-professor-aluno especial. O objetivo deste estudo foi identificar os principais riscos psicossociais relacionados à atividade de trabalho dos professores de Educação Especial de uma escola pública de ensino regular, para que se pudesse realizar a proposição de recomendações sob a perspectiva ergonômica para a promoção da melhor saúde ocupacional desses profissionais. Trata-se de uma pesquisa com abordagem mista (quantitativa e qualitativa), do tipo descritiva- exploratória, sendo um levantamento. A coleta de dados da pesquisa foi realizada em dois momentos, por meio do instrumento de avaliação COPENHAGEN PSYCHOSOCIAL QUESTIONNAIRE ? COPSOQ, e da realização de entrevistas semiestruturadas com os professores de Educação Especial. A análise dos riscos psicossociais mostrou os pontos críticos que envolvem exigências cognitivas, exigências emocionais e estresse, assim como os conflitos laborais e apoio de superiores, o que veio corroborar com o que foi identificado nas falas dos professores de educação especial. A verificação dos riscos psicossociais pode contribuir para a identificação de possíveis fontes de estresse, que podem ser pontos gatilho para o desenvolvimento de doenças relacionadas ao trabalho. Assim, evidencia-se a importância da intervenção ergonômica, através de orientações e recomendações que possibilitem melhorias e adaptações nas relações entre os educadores e o seu contexto laboral. Abstract: Inclusive education has made profound changes in the structure of regular schools, since the training of the professionals involved until the way they promote this into the classroom environment. In addition to these adjustments to students' special needs, special education teachers have many responsibilities, which can result in work overload. These changes are very recent but can be analyzed from a perspective of Ergonomics, so it can contribute to the structuring of this context, considering the cognitive and organizational issues involved in this special school-teacher- special student relationship. The aim of this study was to identify the main psychosocial risks related to the work activity of the Special Education teachers of a public regular school, allowing an orientation proposal under an ergonomic perspective for proposing the necessary recommendations, consequently to promote a better occupational health for these professionals. It is a research with mixed search (quantitative and qualitative), of the descriptive-exploratory type, being a survey. The research data was performed in two moments, through of the evaluation instrument COPENHAGEN PSYCHOSOCIAL QUESTIONNAIRE - COPSOQ, and a semi-structured interview with teachers of Special Education. The analysis of psychosocial risks showed the critical points involving cognitive demands, emotional demands and stress, as well as labor conflicts and support from superiors, which corroborated what was present in the speeches of special education teachers. Verifying psychosocial risks can help identify possible sources of stress that may be trigger points for the development of work-related illnesses. Thus, the importance of an ergonomic intervention is evidenced, through guidelines and recommendations that enable improvements and adaptations in the relations between educators and their work context. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215620 |
Date: | 2019 |
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PEPS5776-D.pdf | 1.984Mb |
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