O cansaço da atenção : contribuições dos elementos naturais e construídos na restauração da atenção de crianças em idade escolar

DSpace Repository

A- A A+

O cansaço da atenção : contribuições dos elementos naturais e construídos na restauração da atenção de crianças em idade escolar

Show full item record

Title: O cansaço da atenção : contribuições dos elementos naturais e construídos na restauração da atenção de crianças em idade escolar
Author: Schütz, Natanna Tayanara
Abstract: A atenção é um recurso cognitivo limitado, que após um período de uso, entra em estado de fadiga. Quando a atenção da criança diminui, está passa a apresentar maior dificuldade em lidar com situações estressantes e se concentrar nos estudos, sendo necessária uma recuperação/ restauração dessa capacidade. A presente pesquisa teve como objetivo verificar quais elementos naturais e construídos dos lugares públicos contribuem para restauração da atenção concentrada de crianças em idade escolar a partir da teoria da restauração da atenção ART desenvolvida por Rachel Kaplan e Stephen Kaplan. A pesquisa foi de natureza mista, pois combinou as formas quantitativas e qualitativas de investigação, visto o intuito de examinar relações entre variáveis presentes na pesquisa, e compreender o potencial restaurador dos elementos naturais e construídos para as crianças em idade escolar. A pesquisa contou com 29 participantes, das séries iniciais do ensino fundamental: 1º ano, 3º ano e 5º ano, com idades entre seis e 12 anos. Na primeira fase da pesquisa foram coletados e analisados dados de forma quantitativa acerca da restauração da atenção das crianças nos dois ambientes ? sala de aula e praça de lazer - a partir de teste psicológico que mede a atenção e tarefa que produz cansaço nas crianças, caracterizando-se como um procedimento quase-experimental. Na segunda fase foi desenvolvida uma coleta e análise de dados qualitativa, sobre os resultados obtidos com a coleta quantitativa inicial apenas com os participantes que obtiveram restauração da atenção acima da média intragrupal, ao todo 11 crianças participaram dessa etapa. Nessa fase o intuito foi evidenciar os significados dos elementos naturais e construídos e relacionar os mesmos aos componentes restauradores (afastamento, fascinação, compatibilidade, extensão) preconizados pela Teoria da Restauração da Atenção - ART, se caracterizando como um levantamento de dados, com utilização de técnica de entrevista semiestruturada e utilização de fotografias e levantamento do local como facilitadores. Os resultados apontaram que a praça de lazer apresentou potencial de restauração da atenção maior que o a sala de aula, embora a sala de aula também possa ser considerada um ambiente restaurador. Como relação aos elementos naturais e construídos prevaleceram elementos construídos nas respostas das crianças, destacando-se o parque e as árvores e plantas da praça de lazer, e a TV, o quadro e os materiais didáticos da sala de aula.Abstract: The attention is a limited cognitive resource, which follows a period of use, enters into a state of fatigue. When the person's attention is diminished, the challenge in dealing with the situations that are happening and what is happening in the studies is greater, requiring a recovery / capacity of that capacity. The present study was conducted by Rachel Kaplan and Stephen Kaplan. The research was of a mixed nature, since it combined the quantitative and qualitative forms of research, observed the opportunities for changes in research, and the potential for restoration of the natural and constructed elements for children of school age. The participation had 29 participants, the initial series of elementary school: 1st year, 3rd year and 5th year, aged between six and 12 years. In the first phase of the research, quantitative data were collected and marked on the attention to children in the environments - classroom and leisure - from a psychological test that measures the attention and task that causes fatigue in children, is considered a quasi-experimental article. In the second phase, a qualitative data collection and analysis was performed on the results obtained with an initial quantitative collection only with the participants who obtained the restoration of attention above the intragroup mean, in all 11 children participated in this stage. In this phase, the intention was to highlight the meanings of the natural and constructed elements and to relate them to the restorers (distance, fascination, compatibility, extension) advocated by Theory of Restoration of Attention - ART, characterizing itself as a data survey, using semistructured interview technique and use of photographs and site survey as facilitators. The results pointed out that the choice of a classroom class has a higher priority than the classroom, although the classroom is also recognized as a restorer. Emergency resources and emission of construction elements in children, highlighting the park and the areas and facilities of the leisure plaza, and the TV, the table and the teaching materials of the classroom.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2019
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215577
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View
PPSI0846-D.pdf 1.562Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar