Gestão da informação para o processo científico baseado em indicadores: um estudo da produção científica da universidade federal de santa catarina (UFSC)

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Gestão da informação para o processo científico baseado em indicadores: um estudo da produção científica da universidade federal de santa catarina (UFSC)

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Title: Gestão da informação para o processo científico baseado em indicadores: um estudo da produção científica da universidade federal de santa catarina (UFSC)
Author: Fortunato, Tatiane Priscila
Abstract: A gestão da informação científica estimula a melhoria da comunicação e visibilidade institucional, permitindo diagnósticos quais poderão ser utilizados para o desenvolvimento organizacional. Portanto, para uma gestão adequada no ambiente universitário, a fim de fornecer a identificação, aquisição, organização, armazenamento, preservação, recuperação e disseminação de todas as informações relacionadas à produção científica e tecnológica, os indicadores científicos são um atributo informacional estratégico e, conhecimento científico, usado para o desenvolvimento e avanço de instituições educacionais e de pesquisa. A pesquisa teve como objetivo identificar a estrutura de ensino e a produtividade em C&T da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) através do levantamento das pesquisas e trabalhos desenvolvidos por esta Universidade entre os anos de 2012 a 2016. Tais indicadores da produção científica da UFSC apontaram o panorama desta Universidade frente à produção científica. Nesse sentido, possibilitou visualizar um cenário aproximado e evolutivo de suas produções. Foi realizada uma análise preditiva e diagnóstica descrevendo as realizações científicas, pesquisa e produtividade da UFSC. Assim como a revisão de artigos relacionados à seleção e análise do Portfólio Bibliográfico, análise bibliométrica e análise temática, uma vez que visa demonstrar as abordagens dos indicadores científicos na visão de outros autores, a fim de, aprofundar e fundamentar a pesquisa em relação à relevância científica. Quanto aos resultados, os dados refletiram as condições da produção científica através de análises refinadas, que englobaram o campo do conhecimento/?indicadores científicos? que revelaram aspectos valiosos sobre a ciência e forneceram importantes subsídios para a avaliação e elaboração de sua ciência e política científica. Com a finalidade de, mapear e gerar diferentes indicadores de tratamento e gestão de informação e conhecimento, e produtividade, necessários para o planejamento, avaliação e gestão de ciência e tecnologia, também um instrumento quantitativo, na tentativa de minimizar a subjetividade inerente à indexação e recuperação da informação, produzindo conhecimento, contribuindo para a tomada de decisão para a gestão e o conhecimento, o que propiciou o auxílio na organização da informação como a apresentação dos Departamentos, suas áreas, tipologias de pesquisa, produções técnicas, artigos científicos, produções acadêmicas científicas e outras questões que auxiliaram na apresentação, bem como, a análise do cenário da UFSC. A partir das análises, foram apresentados gráficos que fizeram a analogia e evolução das tipologias e cenários ao longo dos anos de 2012 a 2016. A partir deles, foi possível apresentar a evolução por departamentos e áreas, bem como, sua evolução temporal por atividades acadêmicas. Eles nos deram uma resposta de que o número de produções diminuiu ao longo dos anos mas, as ofertas de cursos e professores estão crescendo continuamente. Este trabalho nos leva a questionar e ver quão importante é a análise do contexto educacional em relação às produções científicas e tecnologias a ponto de tentar fornecer e desenvolver novas formas de perceber essas eventuais discrepâncias.Abstract: The management of scientific information stimulates the improvement of communication and institutional visibility, allowing diagnoses that can be used for organizational development. Therefore, for proper management in the university environment, in order to provide the identification, acquisition, organization, storage, preservation, retrieval and dissemination of all information related to scientific and technological production, scientific indicators are a strategic informational attribute and scientific knowledge, used for the development and advancement of educational and research institutions. The research aimed to identify the teaching structure and productivity in S&T of the Federal University of Santa Catarina (UFSC) by surveying the research and work developed by this University between 2012 and 2016. Such indicators of scientific production of UFSC pointed the panorama of this University in front of the scientific production. In this sense, it made possible to visualize an approximate and evolutionary scenario of its productions. A predictive and diagnostic analysis was performed describing UFSC's scientific achievements, research and productivity. As well as the review of articles related to the selection and analysis of the Bibliographic Portfolio, bibliometric analysis and thematic analysis, since it aims to demonstrate the approaches of scientific indicators in the view of other authors in order to deepen and substantiate the research in relation to scientific relevance. As for the results, the data reflected the conditions of scientific production through refined analyzes, which encompassed the field of knowledge/\"scientific indicators\" that revealed valuable aspects about science and provided important support for the evaluation and elaboration of its science and scientific policy. In order to map and generate different indicators of treatment and management of information and knowledge, and productivity, necessary for the planning, evaluation and management of science and technology, also a quantitative instrument, in an attempt to minimize the subjectivity inherent in indexing and retrieving information. knowledge, contributing to decision-making for management and knowledge, which provided assistance in the organization of information such as the presentation of Departments, their areas, research typologies, technical productions, scientific articles, scientific and academic productions. Other issues that helped in the presentation, as well as the analysis of the UFSC scenario. From the analyzes, graphs were presented that made the analogy and evolution of the typologies and scenario over the years 2012 to 2016. From them it was possible to present the evolution by Departments and areas, as well as their temporal evolution by academic activities. They gave us an answer that the number of productions has declined over the years, but the offerings of courses and teachers are growing steadily. This work leads us to question and see how important is the analysis of the educational context in relation to scientific productions and technologies to the point of trying to provide and develop new ways of understanding these eventual discrepancies.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215562
Date: 2019


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