Intervenções de carreira com universitários: estrutura dos serviços e avaliação de ex-usúarios da Grande Florianópolis

DSpace Repository

A- A A+

Intervenções de carreira com universitários: estrutura dos serviços e avaliação de ex-usúarios da Grande Florianópolis

Show full item record

Title: Intervenções de carreira com universitários: estrutura dos serviços e avaliação de ex-usúarios da Grande Florianópolis
Author: Silva, Suliana da
Abstract: Considerando-se a história do Ensino Superior, as suas recentes mudanças, com uma expansão ao acesso e diversificação do perfil dos ingressantes, somados aos estudos que demonstram os altos índices de evasão, as dificuldades no processo de adaptação ao novo ambiente e de transição para o mercado de trabalho, faz-se necessário refletir sobre os serviços de carreira que vem sendo oferecidos aos universitários. No primeiro estudo dessa dissertação o objetivo foi identificar quais são e como estão estruturados os serviços de orientação de carreira oferecidos para os universitários na Grande Florianópolis em Instituições de Ensino Superior. O segundo, descrever como ex-usuários universitários avaliam um serviço e as intervenções de carreira dos quais participaram. O estudo I proporcionou uma visão geral dos serviços, e a partir dos resultados percebe-se a pouca oferta de atendimentos nas IES pesquisadas, especialmente em grupo, preocupações relacionadas à evasão universitária nas IES privadas, a baixa presença de orientadores profissionais e de carreiras nesses serviços e que os mesmos são bastante recentes. Os resultados do estudo II apontam que a busca pelo serviço está associada à insatisfação com o curso, principalmente com relação ao trabalho e ao mercado de trabalho da profissão. A avaliação do serviço indicou que a intervenção auxiliou principalmente na exploração de cursos, profissões e mercado de trabalho, assim como no autoconhecimento e planejamento de carreira. A avaliação das intervenções de carreira constitui um tema de extrema relevância para a pesquisa, por proporcionar reflexões sobre a eficácia das intervenções e para subdsiar a adequação entre as demandas e o serviço que está sendo oferecido. Sugere-se para próximos estudos dar continuidade às questões da avaliação de intervenções em longo prazo, tendo em vista que esse é um campo de escassa literatura. Ainda, faz-se necessário ampliar as intervenções de carreira ofertadas aos estudantes nas IES da grande Florianópolis e melhorar os sistemas de registro de informações nos serviços já existentes.Abstract: the history of higher education, its recent changes, with expanding access and diversification of the profile of entrants, coupled with studies showing the high dropout rates, difficulties in adapting to the new environment and transition process for the labor market, it is necessary to reflect on the career services that are being offered to university. In the first study of this dissertation objectives were to identify what they are and how they are structured the career guidance services provided to students in Florianópolis in Higher Education Institutions. In the second, describe how university former users assess the services and career interventions of whom participated. The study I provided an overview of the services, and from the results we see the little offer of appointments in higher education institution surveyed, especially in groups, concerns related to the university abandon the institution of private higher education, the low presence of guiding professionals and careers in these services and that they are quite recent. The results of the study II indicate that the search for the services is associated with dissatisfaction with the course, particularly with regard to work and future job market. The evaluation of services indicated that the intervention helped mainly in exploration courses, professions and the labor market, as well as in self-knowledge and career planning. The evaluation of career intervention is a highly relevant topic for research by providing reflections on the effectiveness of interventions and the occurrence of a match between the demands and the service being offered. It is suggested for future studies to continue the long-term interventions of evaluation questions, considering that this is a limited literature field. Still, it is necessary to extend the career of interventions offered to students in large higher education institution in Florianopolis and improve data logging systems in existing services.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas , Programa Pós Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215504
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View
PPSI0871-D.pdf 1.616Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar