Title: | The counterproductivity of monetary rewards: how financial incentives crowd-out whistleblower intentions |
Author: | Maragno, Lucas Martins Dias |
Abstract: |
A denúncia externa envolve relatar irregularidades a uma agência reguladora. A SEC dos Estados Unidos foi uma das primeiras a implementar um programa de recompensa para os denunciantes e aumentou o uso, alegando sua eficácia. Sob a pressão dessas novas mudanças regulatórias para combater a fraude, diversos países propuseram o uso de recompensas monetárias para encorajar os denunciantes. No entanto, os países também estão modificando as políticas de whistleblowing de maneira que a Motivation Crowding Theory sugere que poderia resultar em efeitos contraproducentes. Esta tese é composta por três estudos sobre whistleblowing na perspectiva da Contabilidade. O primeiro estudo demonstrou como os artigos de Contabilidade e Administração abordaram a construção metodológica apropriada de experimentos sobre whistleblowing. Com base em uma amostra de 49 artigos que empregaram métodos experimentais entre 1976 e 2018, o primeiro estudo descreve questões metodológicas como, desenho da pesquisa, procedimentos da tarefa e questões da variável dependente, seleção dos participantes e vários aspectos relacionados ao reporte externo a uma agência reguladora. Além disso, examinou diversas políticas de whistleblowing de diferentes países. O segundo estudo analisou o efeito das recompensas monetárias e o canal de reporte sobre as intenções dos denunciantes. O experimento contou com 235 online participantes via Mturk. Os resultados mostram que uma recompensa monetária pode incentivar tanto pessoas com Locus de Controle (LOC) interno quanto externo à medida que a recompensa aumenta, independentemente de um canal de reporte anônimo ou não anônimo. Ainda, mostrou uma diferença significativa entre os denunciantes com LOC interno e externo quando não há incentivo monetário e o canal de denúncia não é anônimo. O terceiro estudo analisou o efeito da inclusão de um limite na recompensa monetária e o tamanho da fraude nas intenções dos denunciantes. O experimento contou com 152 online participantes via Mturk. Os resultados mostram uma consequência contraproducente quando uma política de whistleblowing inclui um teto para a recompensa monetária. De acordo com a Motivation Crowding Theory, um efeito de desincentivo pode ocorrer quando uma recompensa monetária é oferecida a uma escolha ética ou moral. Considerando isso, mostro que, quando há uma recompensa limitada e a fraude é pequena, os denunciantes têm menor probabilidade em denunciar a fraude do que quando nenhuma recompensa é oferecida. Esta dissertação contribui para a literatura da Contabilidade sobre denúncias e para a Motivation Crowding Theory. Meus resultados têm implicações importantes para legisladores e reguladores, considerando a adoção de incentivos e proteções monetárias para encorajar os denunciantes. Abstract: External whistleblowing involves reporting wrongdoing to a regulatory agency. The United States SEC was one of the first to implement a reward program for whistleblowers and has increased the use of it, going on to claim its effectiveness. Under the pressure of such new regulatory changes to fight fraud, several countries have proposed using monetary incentives to encourage whistleblowers. However, countries are also modifying whistleblowing policies in ways that Motivation Crowding Theory suggest could result in counterproductive effects. This dissertation is comprised by three studies on whistleblowing from an Accounting perspective. The first study demonstrates how papers from Accounting and Management addresses the construction of appropriate methodological experiments in whistleblowing. Also, it examines several regulatory whistleblowing policies from several countries. Based on a sample of 49 paper that employed experimental methods between 1976 to 2018, the first study describes methodological issues such as, research design, task procedures, dependent variable issues, subject selection and several aspects related to external reporting to a regulatory agency. The second study analyzes the effect of monetary rewards and the reporting channel on whistleblower intentions. The experiment employs a hypothetical scenario where 235 Amazon Mechanical Turk (Mturk) subjects answered in a third person question to control for social desirability bias (SDB). The results show that a monetary reward can encourage both internals and externals Locus of Control (LOC) as reward increases, independently of an anonymous or non-anonymous reporting channel. Additionally, I show a difference between whistleblowers with internal and external LOC when any monetary incentive is offered, and reporting channel is non-anonymous. The third study analyzes the effect of the inclusion of a limit on monetary reward and the size of fraud on whistleblower intentions. The experiment was attended by 152 Mturk subjects where they answered in a third person question to control for SDB. The results show an unintended consequence when a whistleblowing policy includes a celling to a monetary reward. According to Motivation Crowding Theory, a crowd-out effect could happen when a monetary reward is offered to an ethical or moral choice. Considering this, I show that when there is a cap reward and fraud is small, whistleblowers are less inclined to report fraud than when no reward is offered. This dissertation contributes to previous accounting literature on whistleblowing and to Motivational Crowding Theory. My results have important implications for legislators and regulators considering adopting monetary incentives and protections to encourage whistleblowers. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215374 |
Date: | 2019 |
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PPGC0204-T.pdf | 3.423Mb |
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