Cultivos transgênicos no Brasil e a inserção do tema na disciplina de geografia no ensino médio

DSpace Repository

A- A A+

Cultivos transgênicos no Brasil e a inserção do tema na disciplina de geografia no ensino médio

Show full item record

Title: Cultivos transgênicos no Brasil e a inserção do tema na disciplina de geografia no ensino médio
Author: Reinheimer, Mariana Maragno
Abstract: São três décadas desde a criação das primeiras plantas transgênicas, e aproximadamente duas décadas desde a difusão dessas sementes pelo mundo. Trata-se de um fenômeno recente na agricultura mundial, apesar de muito expressivo, especialmente no território brasileiro. O desenvolvimento, o cultivo e o consumo de transgênicos são acompanhados de diversas controvérsias, de modo que as análises desenvolvidas sobre estes organismos divergem tanto em aspectos de biossegurança, quanto em aspectos políticos e socioeconômicos. Este conjunto de percepções fez com que a reflexão fosse levada à área do ensino de Geografia. O objetivo geral da pesquisa é compreender como o tema dos cultivos transgênicos no Brasil vem sendo inserido no ensino de Geografia no Ensino Médio, visando o aperfeiçoamento do ensino acerca desta temática nas aulas de Geografia. O trabalho está estruturado em: Introdução; Da modernização agrícola à biotecnologia moderna e à transgenia na agricultura; Cultivos transgênicos no Brasil: da modernização agrícola ao agronegócio; Transgênicos, educação e Geografia: a população tem o direito de conhecer; A inserção do tema dos cultivos transgênicos no Brasil na disciplina de Geografia no Ensino Médio; Conclusão; por fim, os apêndices da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, cujos procedimentos técnicos de coleta e análise dos dados (levantamento bibliográfico e análise de documentos curriculares, das coleções de livros didáticos e dos questionários) referem-se à pesquisa bibliográfica, documental e de estudo de caso. Entre os principais resultados, aponta-se para: o desconhecimento do conceito sobre transgênicos por parte da maioria dos participantes da pesquisa e da relação entre estes cultivos e o território brasileiro; a confusão conceitual sobre transgênicos nos livros didáticos e o tratamento desta tecnologia de maneira isolada, não vinculada à agricultura nacional e à questão agrária do país; a consonância deste tema com o sugerido pelos documentos curriculares analisados, apesar da implementação do projeto de reforma do Ensino Médio que está em voga no país. Defende-se o direito dos cidadãos brasileiros conhecerem e se posicionarem sobre o que se passa em seu território e sobre o que outros decidem, por lucro, sobre a sua saúde.<br>Abstract : It has been three decades since the first transgenic plants were created, and about two decades since these seeds were spread around the world. This is a recent phenomenon in the world of agriculture, although very expressive, especially in the Brazilian territory. The development, cultivation and consumption of GMOs are accompanied by a number of controversies, so that the analyzes carried out on these organisms differ in both biosafety aspects and in political and socioeconomic aspects. This set of perceptions caused the reflection to be taken to the area of Geography teaching. The general objective of this research is to understand how the theme of transgenic crops in Brazil has been inserted in the teaching of Geography at High School, aiming the improvement of this subject teaching in the classes of Geography. The work is structured in: Introduction; From agricultural modernization to modern biotechnology and transgeny in agriculture; Transgenic crops in Brazil: from agricultural modernization to agribusiness; Transgenics, education and geography: the population has the right to know; The insertion of the topic of transgenic crops in Brazil in the discipline of Geography in High School; Conclusion; finally, the research appendices. This is an exploratory and descriptive research, whose technical procedures for collecting and analyzing data (bibliographic survey and analysis of curricular documents, collections of textbooks and questionnaires) refer to bibliographic, documentary and study research of case. Among the main results, we point out: the lack of knowledge about the concept of transgenics by the majority of the research participants and the relation between these crops and the brazilian territory; the conceptual confusion about transgenics in textbooks and the treatment of this technology in an isolated way, not linked to the national agriculture and the agrarian question of the country; the consonance of this theme with that suggested by the curricular documents analyzed, despite the implementation of the project of reform of High School curriculums that is in vogue in the country. Speaks to the right of Brazilian citizens to know what is happening in their own territory, in a way that allows them to position themselves about decisions that others make on their behalf, regarding many aspects such as profit and health.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215262
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View
PGCN0721-D.pdf 2.613Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar