Title: | Ensino da cultura de segurança do paciente em um curso de graduação em enfermagem do estado de Santa Catarina |
Author: | Massaroli, Rodrigo |
Abstract: |
A busca por excelência na assistência de enfermagem tem sido amplamente debatida e está diretamente ligada à segurança do paciente e à necessidade de estabelecer mudança de cultura profissional para obter melhores resultados. Trabalhar com processos baseados em análises de indicadores assistenciais possibilita aos serviços desenvolver planejamento de educação institucional que promova a cultura de segurança do paciente com o envolvimento dos profissionais. Por entender que a cultura de segurança tem início no processo de formação dos profissionais de saúde justifica-se a relevância deste trabalho, tendo como objetivo conhecer como tem sido desenvolvido o ensino da cultura de segurança do paciente no processo de formação profissional no curso de graduação em enfermagem de uma Universidade do Estado de Santa Catarina. O método estabelecido para esta pesquisa foi o estudo de caso, com triangulação de dados utilizando fontes documentais e aplicação de questionários aos estudantes. As informações de fontes documentais foram coletadas por meio de um formulário, composto pelos seguintes itens: caracterização da disciplina e registros dos conteúdos programáticos acerca da temática segurança do paciente nos planos de ensino. Para tanto, foram elencadas as palavras-chave que seriam pesquisadas nas ementas e planos de ensino das disciplinas da matriz curricular, sendo distribuídas de acordo com critério de seleção em dois grupos de palavras-chave: diretas e indiretas. As informações coletadas dos cento e vinte (120) estudantes que constituíram a amostra, emergiram com a aplicação do questionário ?Safety Attitudes Questionnaire - Short Form 2006? (SAQ - Short Form) que foi adaptado e validado para a aplicação em ambiente de ensino, para todos os estudantes e professores do curso de graduação em enfermagem. O questionário SAQ foi criado com o objetivo de avaliar a cultura de segurança do paciente de uma instituição ou unidade, por meio da avaliação da atitude dos profissionais que corroboram para a cultura de segurança. Foi possível apurar que das quarenta (40) disciplinas que constituem o curso de enfermagem da universidade pesquisada, 27 disciplinas (68%) não apresentaram palavras-chave diretas ou indiretas que demonstram relação a conteúdos sobre segurança do paciente, ou seja, apenas 13 (32%) apresentaram em seus planos de ensino alguma palavra-chave que representava conteúdos acerca da segurança do paciente. Das disciplinas que apesentaram palavras-chave sobre segurança do paciente nos planos de ensino, evidenciou-se que o quarto semestre do curso concentrou o maior número de termos (29%), relacionados à segurança do paciente. O primeiro semestre foi o único em que se constatou ausência de termos, sendo que os demais semestres dos dez (10) que constituem o curso, mantiveram distribuição semelhante, com variação de 6% à 12% de palavras-chave descritas nas ementas e planos de ensino. Não foi evidenciada a presença de disciplina específica no currículo pesquisado, sobre a segurança do paciente. Referente ao Questionário SAQ, ao analisar as seis dimensões do instrumento em relação à cultura positiva para segurança do paciente, constata-se que há variações entre elas, sendo que a Dimensão 4 ? percepção do estresse obteve o maior percentual (81%) de respostas positivas à cultura segura. As Dimensões 2 - Clima de segurança, Dimensão 3 - Satisfação no curso e Dimensão 5 - Percepção da coordenação e docência mantiveram uma média de 70% dos respondentes com escore positivo para a segurança do paciente. A Dimensão 1 ? Clima das atividades em grupo obteve 67% dos respondentes com escore positivo, finalizando com a Dimensão 6 ? Condições do local de estágio/atividade prática que teve o menor percentual de escore positivo à segurança do paciente (60%). Com o estudo pode-se inferir que há práticas assistenciais mais segura quando o processo formativo envolve a temática segurança do paciente de modo estruturado junto ao currículo. A temática precisa estar distribuída de modo contínuo e frequente nas atividades curriculares, sem a necessidade de dispor de uma disciplina específica, visto que a segurança do paciente perpassa todas as especialidades e disciplinas na área da saúde.<br> Abstract : The search for excellence in nursing care has been widely debated and is directly linked to patient safety and the need for change in professional culture for best results. Working with processes based on welfare indicators analysis enables services to develop institutional education planning that promotes patient safety culture with the involvement of professionals. Considering that the safety culture begins in the formation of health professionals justify the relevance of this work, with the objective to know as it has been developed the teaching of patient safety culture in the training process in the course of graduation nursing of University of the State of Santa Catarina. The established method for this research was the case study, with data triangulation using documentary sources and questionnaires to students. The information of documentary sources were collected through a form consisting of the following: characterization of discipline and records of the syllabus on the theme of patient safety in the syllabus. Therefore, they were listed keywords that would be searches for menus and teaching plans of the subjects of the curriculum, being distributed according to selection criteria in two groups of keywords: direct and indirect. Information collected from one hundred and twenty (120) students who formed the sample, They emerged with the questionnaire \"Safety Attitudes Questionnaire - Short Form 2006\" (SAQ - Short Form) that was adapted and validated for use in educational environment for all students and teachers of the degree course in nursing. The SAQ was created in order to assess the patient safety culture of an institution or unit, by assessing the attitude of professionals who corroborate the safety culture. It was found that the forty (40) subjects that make up the course researched nursing university, 27 subjects (68%) had no direct or indirect keywords that show relacinadas the patient safety content, ie only 13 (32%) had in their teaching plans some keyword representing contents about patient safety. The disciplines that apesentaram keywords on patient safety in teaching plans, showed that the fourth semester of the course had the highest number of terms (29%) related to patient safety. The first half was the one who found the absence of terms, and the remaining semesters of the ten (10) contituem the course, kept a similar distribution, ranging from 6% to 12% of keywords described in the menus and plans teaching. There was no evidence the presence of a specific subject in the curriculum researched on patient safety. Concerning the SAQ questionnaire, analyzing the six dimensions of the instrument in relation to the positive culture for patient safety, it appears that there are variations between them, and the Dimension 4 - perception of stress had the highest percentage (81%) of positive responses to the safe culture. Sizes 2 - Safety Climate, Dimension 3 - Satisfaction in the course and Dimension 5 - coordination and teaching Perception maintained an average of 70% of respondents with a positive score for patient safety. Dimension 1 - Climate of group activities achieved 67% of respondents with a positive score, ending with the size 6 - stage of site conditions / practical activity that had the lowest percentage of positive score patient safety (60%). With the study we can infer that a more safe care practices when the training process involves the issue of security structured so patient with the curriculum. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215235 |
Date: | 2019 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PNFR1113-T.pdf | 241bytes |
View/ |