A reestruturação do transporte aéreo de cargas no Brasil: internacionalização dos fluxos e estratégias logísticas

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A reestruturação do transporte aéreo de cargas no Brasil: internacionalização dos fluxos e estratégias logísticas

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Título: A reestruturação do transporte aéreo de cargas no Brasil: internacionalização dos fluxos e estratégias logísticas
Autor: Quintilhano, Diogo
Resumo: A presente tese trata da dinâmica e da reestruturação do transporte aéreo de mercadorias no Brasil e suas correlações internacionais, bem como, suas especificidades, tais como: a evolução do setor aéreo cargueiro brasileiro, a tipologia das cargas de médio e alto valor agregado que circulam nos aeroportos brasileiros, os principais fluxos nacionais e internacionais e estratégias logísticas e competitivas das companhias aéreas atuantes no cenário nacional. Para tanto, como base de análise de dados, foram selecionados os aeroportos e terminais geridos pela Infraero e os terminais concedidos à iniciativa privada. A partir disso, através de metodologias qualitativas (entrevistas semiestruturadas) e quantitativas (acesso a base de dados) e da verificação de boletins e anuários estatísticos, sobre o setor aeroportuário brasileiro e internacional, além das bases teóricas da geografia da circulação e dos transportes, bem como, das interações espaciais, foi possível analisar e compreender o setor aéreo cargueiro no Brasil. O objetivo geral da pesquisa visa analisar a recente evolução dos fluxos nacionais e internacionais do setor aéreo cargueiro no Brasil, bem como, demonstrar as centralidades que envolvem seus fluxos de acordo com sua intensidade, tipologia e principais estratégias logísticas do setor aliadas as políticas dos diferentes governos. A pesquisa se concentra em quatro objetivos específicos, tais como seguem: o primeiro busca analisar os impactos da década de 1990 sobre o setor aéreo de cargas no Brasil; além de comparar os dados de movimentação de cargas aéreas entre o recente período da economia brasileira (2002-2014) com os anos anteriores (1990-2001); o segundo, visa compreender a dinâmica dos fluxos internacionais de cargas aéreas, as cadeias globais de valor, corredores logísticos e suas conexões com o Brasil, com destaque para as principais rotas e intensidades; o terceiro corresponde a análise do contexto dos fluxos domésticos de cargas aéreas no Brasil (origem/destino, tipologia da carga), bem como as centralidades existentes, as interações espaciais relacionadas ao desempenho da economia nacional. O quarto e último relaciona o desenvolvimento dos serviços postais no mundo e no Brasil e analisar as estratégias e dinâmicas corporativas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e seus fluxos de encomendas transportadas pelo modal aéreo. Os resultados apontam algumas centralidades em potencial atrelados aos fluxos de cargas aéreas no Brasil. Compreendendo que a circulação de mercadorias através do modal aéreo, compõe uma complexa rede de serviços (logísticos, normativos etc.) que devem ser entendidas de forma ampla, em que, os fluxos não estão dispersos pelo espaço e sim interconectados a diversas dinâmicas econômicas, políticas entre outras. Também identificamos que as interações comerciais entre o Brasil e o exterior se dão ponto-a-ponto, ou seja, não compõem características que expressam a formação de corredores logísticos ou cadeias globais de valor e sim espaços com maior e menor fluidez no território. A compreensão de todos estes aspectos reforça a necessidade de um novo plano estratégico de bases nacionalistas de desenvolvimento que devem integrar à produção de mercadorias de alto valor agregado à esfera global da circulação.Abstract: This thesis deals with the dynamics and restructuring of air freight transport in Brazil and its international correlations, as well as its specificities, such as: the evolution of the Brazilian cargo air sector, the typology of medium and high added value cargoes that circulate. at Brazilian airports, the main national and international flows and logistics and competitive strategies of the airlines operating in the national scenario. To this end, as a basis for data analysis, the airports and terminals managed by Infraero and the terminals granted to the private sector were selected. From this, through qualitative (semi-structured interviews) and quantitative (access to database) methodologies and the verification of statistical bulletins and yearbooks, on the Brazilian and international airport sector, besides the theoretical bases of circulation and transport geography, as well as, from space interactions, it was possible to analyze and understand the air cargo industry in Brazil. The general objective of this research is to analyze the recent evolution of the national and international cargo air sector flows in Brazil, as well as to demonstrate the centralities that involve its flows according to its intensity, typology and main logistic strategies of the sector allied to the policies of the different sectors. governments. The research focuses on four specific objectives, as follows: the first seeks to analyze the impacts of the 1990s on the air cargo industry in Brazil; It also compares air cargo movement data between the recent period of the Brazilian economy (2002-2014) and previous years (1990-2001); the second aims to understand the dynamics of international air cargo flows, global value chains, logistics corridors and their connections with Brazil, with emphasis on the main routes and intensities; The third corresponds to the analysis of the context of domestic air cargo flows in Brazil (origin / destination, cargo typology), as well as the existing centralities and spatial interactions related to the performance of the national economy. The fourth and last relates the development of postal services in the world and in Brazil and analyze the strategies and corporate dynamics of the Brazilian Post and Telegraph Company (ECT) and its order flows carried by air mode. The results show some potential centralities linked to air cargo flows in Brazil. Understanding that the movement of goods through the air modal is part of a complex network of services (logistic, normative, etc.) that must be understood broadly, where flows are not dispersed through space but interconnected with various economic dynamics, policies among others. We also identified that the commercial interactions between Brazil and abroad occur point-topoint, that is, they do not compose characteristics that express the formation of logistic corridors or global value chains, but spaces with greater and less fluidity in the territory. Understanding all of these points reinforces the need for a new strategic plan of nationalist development bases that should integrate high value-added commodity production into the global sphere of circulation.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215196
Data: 2019


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