Sentidos sobre o trabalho para jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto

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Title: Sentidos sobre o trabalho para jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto
Author: Savanhago, Liandra
Abstract: Neste estudo, tivemos como objetivo compreender os sentidos do trabalho produzidos por jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto. Para tanto, consideramos as interfaces em que a questão social se expressa na vida de uma parcela de jovens brasileiros. Tendo como aporte teórico a Psicologia Histórico-Cultural, realizamos um estudo qualitativo com quatro jovens residentes em um município do litoral de Santa Catarina, com duas ferramentas de pesquisa: entrevistas semiestruturadas e fotografias. Construímos as análises com base nos Núcleos de Significação, as quais foram estruturadas em três Núcleos: o primeiro, nomeado como ?trajetórias de estudo e de trabalho?, buscou evidenciar as histórias do passado e as perspectivas de futuro de estudo e de trabalho; o segundo Núcleo diz respeito ao ?cotidiano e trabalho?, o qual mostrou as particularidades de (não) trabalho dos jovens e as concepções sobre as suas realidades laborais; e o terceiro Núcleo buscou articular ?o trabalho e as medidas socioeducativas?, ao problematizar as interfaces entre as experiências dos jovens em algumas instituições com os processos laborais. Observamos, por fim, que os sentidos do trabalho para jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto foram multifacetados e significados a partir de diferentes lugares sociais. Ademais, algumas expressões da questão social foram apreendidas na realidade vivenciada pelos jovens, tanto por suas contradições quanto pelas semelhanças.Abstract: In this study, our goal was to understand the meanings of work attributed by youngsters under socio-educational measures in open environments. For that purpose, we considered the interfaces in which the social issue appears in the lives of a portion of the Brazilian youth. Based on the theoretical contribution of the Historical-cultural Psychology, we have carried out a qualitative study with four youngsters from a city in Santa Catarina?s coast, using two research tools: semi-structured interviews and photographs. We built the analyses based on three Core of meaning: the first Core, named ?trajectories of study and work?, was aimed to show the stories from the past and the perspectives for the future related to study and work; the second Core regarded ?everyday life and work? and showed the particularities of (no) work of the youngsters and their ideas about their work realities; and the third Core was aimed to articulate ?work and socio-educational measures? by problematizing the interfaces between the experiences of the youngsters in some institutions and the work-related processes. Finally, we observed that the meanings of work by youngsters under socio-educational measures in open environments were multifaceted and signified through different social places. Moreover, some expressions of the social issue were perceived from the reality that the youngsters experience, for their contradictions as much as for their similarities.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2019
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215151
Date: 2019


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