Um modelo de maturidade de redes de empresas

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Um modelo de maturidade de redes de empresas

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Título: Um modelo de maturidade de redes de empresas
Autor: Braga, Thais Guerra
Resumo: A organização de empresas, especialmente as de pequeno e médio porte, em redes ou associações de empresas, tem sido uma prática recorrente nos últimos 20 anos por aqueles que buscam obter vantagens competitivas com a ação conjunta, que não obteriam atuando individualmente. O tópico tornou-se um aspecto importante dos estudos acadêmicos, a fim de desenvolver, fomentar e otimizar essa prática, colaborando para que eles possam realmente entregar valor aos seus membros. Nesse sentido, a literatura frequentemente cita a maturidade como um dos motivos do sucesso de uma rede de empresas, sendo que sua análise e mensuração fornece um panorama para reconhecimento do atual estágio da rede. O modelo de maturidade pode ainda ser visto como um instrumento informativo de mensuração de desempenho e como uma fonte de dados para melhoria dos processos corporativos. Isto posto, o presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de um modelo de análise da maturidade de redes de empresas. O modelo proposto tem sua estrutura baseada no modelo Capability Maturity Model, e seus eixos teóricos, a saber: gestão, relacionamentos, processos, conhecimento e serviços, definidos pela revisão bibliográfica da literatura sobre as principais características e elementos das redes de empresas. O modelo foi validado em um processo duplo, primeiramente com especialistas acadêmicos da área e posteriormente com 2 redes de empresas do setor vitivinícola (PROGOETHE e APROMONTES) escolhidas como estudo de caso para verificar a sua aplicabilidade. Como resultado da verificação empírica pode ser observado que o modelo é condizente com a teoria estudada e estima adequadamente o nível da maturidade das redes em estudo. Quanto às limitações, cada eixo teórico pode ter importância diferente para cada rede e, portanto, é necessário desenvolver uma avaliação estatística das respostas para criar uma escala de ponderação. O modelo mostrou-se adequado para as redes de empresas estudadas, mas um maior número de aplicações pode colaborar para aumentar a sua generalização.Abstract : The organization of companies, especially those of small and medium size, in networks or associations of companies, has been a recurring practice in the last 20 years by those who seek to obtain competitive advantages with the joint action, which they would not obtain by acting individually. The topic has become an important aspect of academic studies alike, in order to develop, foster and optimize such practice, collaborating so that they can truly deliver value to its members. In this sense, frequent literature cites maturity as one of the reasons for the success of a network of companies, and its analysis and measurement provides a panorama for the recognition of the current stage of the network. The maturity model can still be seen as an informative measure of performance measurement and as a data source for improving business processes. Therefore, the present proposes a business network maturity analysis model, which structure is based on the Capability Maturity Model, and its theoretical axes, namely: management, relationships, processes, knowledge and services, defined by the bibliographic review of the literature on the main characteristics and elements of business networks. The model was validated in a double process, with the help of the academics of the area and later with the information networks of the wine sector (PROGOETHE and APROMONTES) chosen as a case study, in order to check its applicability. As a result of the empirical validation it can be observed that the model is consistent with the theory studied and estimate of the maturity level of the networks under study. As for the limitations, each axe can have different importance for each network, and so it?s necessary to develop a statistic valuation of the responses in order to create a ponderation scale. The model was suitable for the networks of companies studied, but a large number of networks should collaborate to increase its generalization.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215146
Data: 2019


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