Title: | Modelo construtivista de avaliação de desempenho para apoiar a gestão de processos de negócios: um estudo de caso do Porto de São Francisco do Sul |
Author: | Meirelles, João Paulo |
Abstract: |
A globalização e o recente aumento no comércio de bens entre países colocaram a indústria de transporte marítimo no centro da economia global. Esse aumento no comércio exterior traduziu-se em um considerável aumento no volume total de bens transportados através de portos mundialmente, ultrapassando pela primeira vez a marca de 10 bilhões de toneladas/ano. Nesse contexto, os portos são um elo vital na cadeia de comércio global e, consequentemente, a eficiência desses portos contribui significantemente para a competitividade internacional de uma nação. Em virtude disso, aliado ao fato de que não há, na literatura consultada, modelos de Avaliação de Desempenho informados pelo viés construtivista que abordem esse tema, fica evidente a necessidade de avaliar o desempenho portuário, contribuindo para melhorias na eficiência gerencial das atividades realizadas, por meio de um conjunto de informações que auxiliarão a gestão e tomada de decisões. Dessa maneira, este estudo teve como objetivo construir um modelo Multicritério Construtivista de Avaliação de Desempenho para apoiar a gestão dos Processos de Negócios do Porto de São Francisco do Sul, com base nas percepções e necessidades dos decisores. A metodologia Multicritério de Apoio à Decisão-Construtivista (MCDA-C) foi usada para atingir esse objetivo. Como resultado, obteve-se um modelo de Avaliação de Desempenho capaz de oferecer subsídios para sugestão de ações de recomendações capazes de incentivar a performance do(s) processo(s) que apresentasse(m) desempenho em nível comprometedor em algum(uns) indicador(es). Além disso, com base no diagnóstico dos processos mapeados, foi possível identificar e sinalizar possíveis melhorias em atividades pontuais e/ou em processos que não estejam sendo realizados da maneira mais eficiente possível, possibilitando a incorporação de procedimentos e/ou sistemas tecnológicos que auxiliam na realização das atividades/processo, promovendo, assim, a eficiência dos processos e o desempenho global do Porto. Em relação aos resultados teóricos, obteve-se um detalhamento da literatura acerca do tema Avaliação de Desempenho de Processos de Negócios Portuários, por meio das análises bibliométrica e sistêmica dos Portfólios Bibliográficos selecionados. Como contribuição para a área acadêmica, propôs-se uma nova forma de beneficiar-se do processo Construtivista da metodologia MCDA-C sob a ótica de Processos, a qual possibilitou tratar, de maneira moderna e inovadora, as lacunas identificadas na literatura acerca do tema Avaliação de Desempenho Portuário. Como contribuição prática, 16 Processos de Negócios foram mapeados e, com esses processos, foram construídos 21 indicadores de desempenho. O perfil de desempenho desses processos apontou desempenho em nível comprometedor em 10 indicadores, para os quais foram propostas ações de melhorias. Diante desses resultados, a metodologia MCDA-C mostrou-se capaz de dar conta das necessidades e preocupações dos diversos atores que compõem o contexto portuário com base nos processos mapeados. Com isso, foi proposta uma visão interfuncional de como os processos ponta a ponta podem ser mais bem geridos, visando eliminar os efeitos maléficos de conflitos e ?gargalos? gerados pelos limites departamentais, bem como a identificação e eliminação de atividades que não geram valor aos processos. Abstract : Globalization and the recent increase in trade in goods between countries have placed the shipping industry at the center of the global economy. This increase in foreign trade translated into a considerable increase in the total volume of goods transported through ports worldwide, surpassing for the first time the mark of 10 billion tons/year. In this context, ports are a vital link in the global trade chain and, consequently, the efficiency of these ports contributes significantly to the international competitiveness of a nation. Due to this, together with the lack of performance evaluation models that address this theme, it is evident that there is a need to evaluate port performance, contributing to improvements in the managerial efficiency of the activities carried out, through a set of information that will assist in management and decision-making. In this way, this study had the objective of constructing a Multicritiria Constructivist model of performance evaluation to support the management of the business processes of the Port of São Francisco do Sul, based on the perceptions and needs of the decision makers. The MultiCriteria Decision Aid-Constructivist methodology (MCDA-C) was used to achieve this goal. As results of this model, we obtained a performance evaluation model capable of offering subsidies to suggest actions of recommendations to leverage indicators that are at a compromising level. In addition, from the diagnosis of designed processes, it was possible to identify and signal possible improvements in specific activities and/or in processes that are not being performed in the most efficient way possible, allowing the incorporation of procedures and / or technological systems that assist in the accomplishment of activities/processes, improving process efficiency and overall port performance. In relation to the theoretical results, a literature detail on the performance evaluation of port business processes was obtained through bibliometric and systemic analyzes of selected bibliographic portfolios. As a contribution to the academic area, a new approach was obtained for the MCDA-C methodology from a process perspective, which made it possible to treat, in a modern and innovative way, the gaps identified in the literature on the topic Performance Evaluation Port. As a practical contribution, 16 business processes were designed and, from these processes, 21 performance indicators were built. The performance profile of these indicators pointed to 10 indicators with compromising performance, for which improvement actions were proposed to increase their performance. In view of these results, the MCDA-C methodology made it possible to incorporate the needs and concerns of various actors that make up the port context. A cross-functional view of how end-to-end processes can be better managed, aiming at eliminating the bad effects of conflicts and bottlenecks generated by departmental boundaries, as well as the identification and elimination of activities that do not generate value to the processes. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215145 |
Date: | 2019 |
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PEPS5743-D.pdf | 6.241Mb |
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