Title: | Realidade aumentada como inovação das práticas de leitura |
Author: | Lopes, Luana Monique Delgado |
Abstract: |
As práticas de leitura vêm sofrendo constantes mudanças por meio do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O modo como as novas gerações se comportam diante do ato de ler está sob constante influência tecnológica. Assim também ocorre com as bibliotecas, que devem manter-se atualizadas no que se refere à incorporação das TICs em seus produtos e serviços. Neste sentido, diversos estudos apontam a Realidade Aumentada como uma potencial ferramenta de estímulo à leitura, quando aplicada a livros físicos. Logo, o presente trabalho objetivou verificar se podemos utilizá-la para promover inovação das práticas de leitura. Para atingir este propósito, foi desenvolvido um aplicativo para incorporar realidade aumentada em um livro físico, com autorização prévia do autor da obra. A pesquisa se classifica como exploratória e aplicada, tendo como método de procedimento um estudo de caso no qual o livro com a aplicação de realidade aumentada foi apresentado e disponibilizado para interação e empréstimo entre os alunos usuários da biblioteca de uma unidade de Instituto Federal na cidade de Osório/RS. Buscou-se avaliar a percepção dos alunos ao interagir com o livro e com o aplicativo desenvolvido, mediante observação direta e aplicação de um questionário. Foram consideradas também, por meio de questionário, as opiniões de 15 bibliotecários da rede à qual a biblioteca estudada integra, devido ao fato destes serem os potenciais replicadores da prática e por sua experiência no trato diário com os usuários das bibliotecas do IFRS. Os dados coletados indicam que a realidade aumentada pode ser um fator motivador para o hábito da leitura e que 84,6% dos alunos entrevistados concordam totalmente que embutir realidade aumentada em um livro físico pode ser considerada uma inovação das práticas de leitura e também uma forma de suplementar o conteúdo em um livro impresso. Os dados apontam ainda que os bibliotecários consideram válida a suplementação de conteúdos por meio da implementação de realidade aumentada em um livro físico e demonstram interesse em reproduzir a prática realizada. Abstract : Reading practices have been constantly changing through the use of Information and Communication Technologies (ICTs). The way the new generations behave in the face of reading is under constant technological influence. This is also the case with libraries, which must keep up-to-date regarding to the incorporation of ICT into their products and services. In this sense, several studies point to the Augmented Reality as a potential tool to stimulate reading, when applied to physical books. Therefore, the present study aimed to verify how to use it to promote innovation in reading practices. To achieve this purpose, an augmented reality application embedded in a physical book was prepared with the prior authorization of the author of the work. The research is classified as exploratory and applied, having as procedure method a case study in which the book with embedded RA was presented and made available for interaction and loan among the students users of the library of a unit of Federal Institute in the city of Osório / RS / Brazil. We sought to evaluate the students' perception when interacting with the book and the app, through the observation and the application of a questionnaire. We also considered, through a questionnaire, the opinions of 15 librarians of the network to which the library studied belongs, due to the fact that they are the potential replicators of the practice and because of their experience in daily dealing with users of the IFRS libraries. The collected data indicate that augmented reality can be a motivating factor for the habit of reading and 84.6% of the students interviewed fully agree that embedding augmented reality in a physical book can be considered an innovation of reading practices and also a form of supplementing the content in a printed book. The data also indicate that the librarians considers valid the content supplementation through the implementation of augmented reality in a physical book and demonstrate interest in reproducing the accomplished practice. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215141 |
Date: | 2019 |
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PTIC0053-D.pdf | 7.864Mb |
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