As quatro gerações do Partido Comunista Chinês: mídia e cartazes de propaganda

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Title: As quatro gerações do Partido Comunista Chinês: mídia e cartazes de propaganda
Author: Prozczinski, Daniele
Abstract: Desde a Fundação da República Popular da China (RPC), em 1949, o seu líder supremo, Mao Zedong, sabia que era apenas através da propaganda política que os chineses iriam ser persuadidos a abraçar o socialismo. Visando mudar uma sociedade milenar e construir uma nova, baseado nos princípios marxista-leninistas, foram feitas inúmeras campanhas de propaganda política com o intuito de criar um novo homem e mulher socialistas. Assim, esta tese tem por objetivo traçar as mudanças estruturais da RPC nas primeiras quatro gerações de liderança, através da análise da evolução dos cartazes de propaganda e da emergência da mídia de massa. Inicialmente, os cartazes eram o reflexo do projeto socialista na China, mas, com o passar do tempo, passaram a corresponder a um retrato da própria sociedade em mutação, visível, sobretudo, nas primeiras duas gerações. Com os avanços tecnológicos e com a emergência da mídia de massa, aliados ao aumento da educação formal, o público tornou-se cada vez mais exigente, obrigando o próprio governo a se adaptar e a modernizar-se, tendo como meta a manutenção do seu poder. Através da análise dos cartazes de propaganda e da mídia de massa, é-nos possível compreender o processo de mudança radical e a construção da RPC durante quatro gerações de liderança do Partido Comunista Chinês (PCCh), entre 1949 e 2008, tendo esta tese sido dividida em quatro capítulos, de estrutura semelhante. O primeiro capítulo aborda a geração de liderança de Mao Zedong, analisando as principais campanhas políticas realizadas através dos cartazes de propaganda. O segundo, debruça-se sobre a abertura econômica e política da liderança de Deng Xiaoping, que provocaram mudanças significativas na RPC. Nos dois últimos capítulos, três e quatro, discutimos sobre o avanço da mídia de massa e como isso mudou a forma de participação dos cidadãos, com a emergência de uma opinião pública que provocou alterações políticas e institucionais.<br>Abstract : Since its foundation in 1949 that People's Republic of China (PRC) supreme leader Mao Zedong had known that it would be only by the means of political propaganda that the Chinese population would be persuaded to embrace socialism. With the intention of replacing an age-old society with another, new society, based on Marxist?Leninist ideals, a strong political propaganda campaigning started with the goal of creating new socialist men and women. Therefore, this thesis' objective is to describe PRC's structural changes in the first four leadership generations through the study of propaganda posters' evolution and the rise of mass media. In the beginning, posters were a mirror of socialist project in China, but, as time went on, they started to be the picture of society's change, which was particularly patent in the first two generations. With technological developments and the rise of mass media, along with the increase of formal education, population's expectations increased, forcing the government to adapt and modernize itself in order to keep its power. Through the study of propaganda posters and mass media, we are able to fathom the radical change process and the development of PRC in the first four leadership generations of Chinese Communist Party (CCP), comprising the period between 1949 and 2008. This thesis is divided into four equally structured chapters. The first chapter deals with the leadership generation of Mao Zedong, focusing on the main political campaigns, where propaganda posters were used. The second chapter addresses the economic opening up of China and the leadership focused political guidance of Deng Xiaoping, which lead to important changes in PRC. In the last two chapters, chapters three and four, we consider mass media developments and how they changed citizens' involvement in politics, with the emergence of a public opinion, which lead to institutional and political changes.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215136
Date: 2019


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