Title: | Projeto JogAR: ensinando programação com jogos digitais e realidade aumentada para o ensino superior |
Author: | Vidotto, Kajiana Nuernberg Sartor |
Abstract: |
Envolver os alunos iniciantes em cursos de engenharia e computação não é uma tarefa muito fácil, ainda mais quando se trata de ensinar conceitos abstratos, como é o caso da programação. O ensino de programação pode ser considerado um dos grandes desafios para os docentes do ensino superior, quando se trata de escolher estratégias de ensino que motivem os alunos. As instituições superiores precisam motivar os estudantes para que os altos índices de reprovação, evasão e/ou desistência sejam diminuídos. Assim, o presente trabalho visa contribuir com o meio acadêmico e profissionais docentes, com relação ao ensino de programação. Para tal, são apresentadas a elaboração e aplicação de um projeto que utiliza o desenvolvimento de jogos digitais integrando a realidade aumentada, como elementos motivacionais para o processo de aprendizagem dos alunos. Esta pesquisa aplicada é de caráter exploratório, tem como procedimento um estudo de caso de cunho qualitativo, aplicado com 20 (vinte) alunos da turma da segunda fase do curso de Engenharia Mecatrônica e 35 (trinta e cinco) alunos da turma da primeira fase do curso de Engenharia Civil. Os resultados obtidos neste estudo foram positivos e promissores, de acordo com a avaliação processual realizada pela professora-pesquisadora e comprovada pelo depoimento dos alunos por meio dos questionários aplicados, anteriores e posteriores à aplicação do projeto. Estes resultados demonstram que 68% dos alunos de Engenharia Mecatrônica e 64% dos alunos de Engenharia Civil, concordam que é mais interessante e divertido aprender lógica de programação desenvolvendo jogos digitais com Realidade Aumentada. Abstract: Engaging beginner students in engineering and computing courses is not a very easy task, especially when it comes to teaching abstract concepts, such as programming. The teaching of programming can be considered one of the greatest challenges for the teachers at the superior education, when it regards to choosing strategies of teaching that motivate the students. Universities need to motivate students in order to reduce the high rates of disapproval, avoidance and / or dropout. Thus, the present work aims to contribute with the academic field and the teachers, in concern to the teaching of programming. To achieve this objective, the elaboration and application of a project that uses the development of digital games integrating augmented reality, as motivational elements for the students' learning process, is presented. This applied research has an exploratory feature. Its procedure is a qualitative case study, applied with 20 (twenty) students of the second phase of the Mechatronics Engineering course and 35 (thirty five) students of the first phase of the course of Civil Engineering. The results obtained in this study were positive and promising, according to the process evaluation carried out by the teacher-researcher and verified by the students' testimony through the questionnaires applied, before and after the project application. These results show that 68% of Mechatronics students and 64% of Civil Engineering students agree that it is more interesting and fun to learn programming logic by developing digital games with Augmented Reality. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019 |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215113 |
Date: | 2019 |
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PTIC0071-D.pdf | 3.416Mb |
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