Corpo e linguagem Grande Sertão: Veredas ou "A verdade instantânea dum fato" "sem tempo nenhum para pensamento"

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Corpo e linguagem Grande Sertão: Veredas ou "A verdade instantânea dum fato" "sem tempo nenhum para pensamento"

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Title: Corpo e linguagem Grande Sertão: Veredas ou "A verdade instantânea dum fato" "sem tempo nenhum para pensamento"
Author: Viana, Abel da Silveira
Abstract: A fortuna crítica a respeito da ficção de João Guimarães Rosa, em especial de Grande sertão: veredas, atenta para vários aspectos da escritura roseana. Um tema, entretanto, ainda não foi tratado satisfatoriamente: o corpo. A temática do corpo, quando tanto, tem sido abordada a partir de arcabouços teóricos e conceituais preexistentes, notadamente a noção de corpo simbólico. Ainda não foi tratada a contento a escritura do corpo, importante elemento retórico que permeia o texto. Potencializador de um discurso literário, poético, o corpo em Grande sertão: veredas perpassa toda a escritura, mas não se deixa representar, isto é, não se submete a um discurso ?sobre o? ou ?do? corpo. Destacam-se, na escritura, descrições do corpo: do próprio narrador; de outros personagens significativos no relato, sobretudo Diadorim; e ainda de animais, numa construção de relações simbólicas. As evocações do corpo têm lugar durante a narração de acontecimentos significativos mas de sentido duvidoso para o narrador. Os corpos, por sua vez, são dotados de sentido, expondo um recurso alegórico para tratar de acontecimentos, apreensões, impressões, numa linguagem poética que coincide com a própria busca incessante de Riobaldo em seu relato: a busca de um sentido para a violência. Porém, esse sentido, na medida em que tem lugar na escritura, não é racional, lógico. É um sentido poético, literário. Não por acaso, o acontecimento traumático central, exemplar, sobre o qual o narrador não consegue testemunhar plenamente, isto é, compor um sentido racional, corresponde à morte trágica de Diadorim, personagem que se travestiu, que se escondeu, que escondeu seu corpo. Grande sertão: veredas é, assim, uma construção literária baseada não no espaço geográfico, como em Os Sertões, de Euclides da Cunha, mas na relação, elaborada poeticamente, na própria escritura, entre o corpo e a linguagem. Os sentidos do testemunho de Riobaldo constituem-se na escritura dos corpos narrados, confirmando, assim, que a relação entre linguagem e corpo é central em Grande sertão: veredasAbstract: The criticism fortune about João Guimarães Rosa?s fiction, especially Grande sertão: veredas, look upon to many aspects about the roseana writing. A theme however not yet been satisfactorily treat: the body. The body thematic have been addressed from theoretical frameworks and conceptual pre-existing, notably the notion of symbolic body. The body?s writing not yet been satisfactorily treat and it is an important theoretical element that permeate the text. The boosting effect about a literary discourse, poetic, the body in Grande sertão: veredas through all the writing but which does not represent mean, it does not submit in a discourse ?about the? or ?of the? body. In the writing, include descriptions about the body: the own narrator; of the others significant characters in the report, especially Diadorim and still of animals in a construction of symbolic relations. The evocations of the body have place during the story of significant events but a doubtful sense to the narrator. The bodies in turns, are endowed of sense exposing an allegoric resource to treat about the events, seizures, impressions in a poetic language which coincides with the own incessant search of Riobaldo in his report: the search of a sense for the violence. However, this sense as far as have place in the writing, it is not rational, logical. It is a poetic sense, literary. Not by coincidence, the traumatic central and exemplar accident upon which the narrator can not testify completely it means, compound a rational sense, correspond the tragic death of Diadorim, the character that camouflaged himself, that hide himself, that hid his body. Grande sertão: veredas is thus a literary construction based not in the geographic space, like in Os Sertões written by Euclides da Cunha but in the relation poetically elaborate in the own writing between the body and the language. The directions of Riobaldo?s testify are constituted in the narrated bodies, writing thus confirming that the relation between language and body is central in Grande sertão: veredas.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em Literatura, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215107
Date: 2019


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