Princípios para o design de mídia digital com foco no usuário surdo

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Princípios para o design de mídia digital com foco no usuário surdo

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Title: Princípios para o design de mídia digital com foco no usuário surdo
Author: Vieira, Francine Medeiros
Abstract: O avanço tecnológico na internet, quanto à visualização de informações, nem sempre é verdadeiramente benéfico e eficaz, pois, dependendo de como um conteúdo é disponibilizado, pode aumentar ainda mais as barreiras de acesso por usuários com características ou limitações específicas. Embora pesquisadores de diversas áreas já tenham apresentado resultados de estudos voltados à promoção de acessibilidade para surdos, na prática, esta é uma questão ainda negligenciada, por falta de tempo, interesse ou mesmo desconhecimento durante o desenvolvimento dos projetos. Assim, a carência de mídias digitais produzidas com base nos aspectos humanos peculiares desses usuários foi a principal motivação para a realização deste estudo. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo gerar princípios fundamentados no design e voltados à visualização da informação em mídia digital com foco na pessoa surda. Trata-se de uma pesquisa aplicada de caráter exploratório e abordagem qualitativa. Os procedimentos metodológicos partem da revisão da literatura para elaborar o arcabouço teórico, identificar os elementos para a caracterização do usuário e buscar recomendações acessíveis, recorrentes ou genéricas, para a produção de mídias digitais; seguido do mapeamento dos aspectos humanos na visualização da informação em mídias; além da coleta de dados com usuários surdos, para verificar as dificuldades no acesso à informação, a aceitação e o conhecimento acerca das soluções já existentes; e se finda na aplicação da ferramenta Diagrama de Árvore com o auxílio de especialistas. Como resultados, obtiveram-se: três dimensões de caracterização do usuário surdo (linguística, cultural e visual); nove aspectos humanos associados à visualização da informação (visão, sinalização, linguagem, atenção, memória, raciocínio, identificação, atuação e motivação); e sete princípios de design para a produção de mídias (pertencimento, protagonismo, redundância linguística, visualidade, relevância, autonomia e contexto). Estes resultados, somados às listas de recomendações correspondentes a cada princípio gerado, podem vir a contribuir com o processo de planejamento e a tomada de decisão no desenvolvimento de mídias digitais com foco no usuário surdo.Abstract: The technological advancement on the Internet regarding the visualization of information is not always truly beneficial and effective, because, depending on how a content is made available, it can further increase the access barriers by users with specific characteristics or limitations. Although researchers in several areas have already presented results of studies aimed at promoting accessibility for the deaf, in practice this is still a neglected issue due to lack of time, interest or even lack of knowledge during project development. Thus, the lack of digital media produced based on the peculiar human aspects of these users was the main motivation for the realization of this study. In this context, this research aimed to generate principles based on design and focused on the visualization of information in digital media focused on the deaf person. It is an applied research of exploratory character and qualitative approach. The methodological procedures start from the literature review to elaborate the theoretical framework, identify the elements for the characterization of the user and seek accessible, recurrent or generic recommendations for the production of digital media; followed by the mapping of human aspects in information visualization in media; in addition to the collection of data with deaf users, to verify the difficulties in accessing information, acceptance and knowledge about existing solutions; and ends with the application of the Tree Diagram tool with the assistance of specialists. As results, three dimensions of deaf user characterization (linguistic, cultural and visual) were obtained; nine human aspects associated with information visualization (vision, signaling, language, attention, memory, reasoning, identification, performance and motivation); and seven design principles for media production (belonging, protagonism, linguistic redundancy, visuality, relevance, autonomy and context). These results, added to the lists of recommendations corresponding to each generated principle, can contribute to the planning process and decision making in the development of digital media with a focus on the deaf user.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215068
Date: 2019


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