Tecnologias digitais: prospecções para as práticas pedagógicas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental

DSpace Repository

A- A A+

Tecnologias digitais: prospecções para as práticas pedagógicas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental

Show full item record

Title: Tecnologias digitais: prospecções para as práticas pedagógicas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
Author: Cunha, Susana Medeiros
Abstract: O avanço contínuo das TDICs, reforça a necessidade de prover ambientes mais atrativos para o ensino e a aprendizagem. Ambientes compatíveis, não antagônicos, com a forma como, principalmente as crianças e adolescentes aprendem. Esta dissertação apresentou uma experiência de integração tecnologia, na disciplina de ciências, no ensino fundamental. Participaram da pesquisa 44 alunos de 5º ano de escola pública municipal, foi classificada quanto a sua natureza como uma pesquisa aplicada, por se tratar de um estudo teórico-prático, tendo em vista a utilização de metodologias ativas de sala de aula invertida e aprendizagem baseada em investigação, por meio de uma sequência didática investigativa, disponibilizada em um AVEA. Definida como exploratória, pois tinha como finalidade ampliar os conhecimentos do pesquisador sobre as temáticas, para isso utilizou-se de procedimentos técnicos a revisão bibliográfica, por meio de uma busca exploratória de literatura e estudo de caso, pois se dispôs a analisar as informações sobre o grupo participante. Caracterizou-se como descritiva com uma abordagem qualitativa, pois buscou apresentar as características e percepções dos participantes da pesquisa quanto a satisfação na utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação no seu processo de ensino e aprendizagem Foram aplicados dois questionários, um com 12 itens, que teve como o objetivo a obtenção de dados cadastrais e identificação do perfil dos estudantes e outro, que buscou identificar a percepção dos alunos em relação à nova experiência didática. Este segundo, contou com 18 itens, dispostos em uma escala de Likert de 5 pontos, divididos em 4 domínios (Usabilidade, Percepção da Aprendizagem, Satisfação e Utilidade). A média obtida dos itens foi de 4,28 pontos na escala de Likert. O que revelou que a experiência foi bem avaliada e aprovada pelos participantes, e que o modelo apresentado de aprendizagem foi prazeroso, além de ter despertado o interesse dos alunos pela investigaçãoAbstract: The continued advancement of ICT reinforces the need to provide more attractive environments for teaching and learning. Compatible, non-antagonistic environments, with the way, especially children and adolescents learn. This dissertation presented an experience of technology integration, in the subject of Science, in elementary school. Forty-four students from the 5th grade of a municipal public school participated in the research. It was classified according to its nature as an applied research, as it is a theoretical-practical study, considering the use of active inverted classroom methodologies and learning based under investigation, through an investigative didactic sequence, available in an AVEA. Defined as exploratory, as its purpose was to broaden the researcher's knowledge on the themes. For this, we used technical procedures to review the literature, through an exploratory literature search and case study, as it was willing to analyze the information on the participating group. It was characterized as descriptive with a qualitative approach, as it sought to present the characteristics and perceptions of the research participants regarding the satisfaction in the use of digital information and communication technologies in their teaching and learning process. Two questionnaires were applied, one with 12 items. which aimed to obtain registration data and identification of student profiles and another, which sought to identify students' perceptions of the new didactic experience. This second had 18 items, arranged on a 5-point Likert scale, divided into 4 domains (Usability, Learning Perception, Satisfaction, and Utility). The average of the items was 4.28 points on the Likert scale. This revealed that the experience was well evaluated and approved by the participants, and that the learning model presented was pleasurable, as well as arousing students' interest in the research.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215044
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View
PTIC0077-D.pdf 11.80Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar