Narrativa digital interativa infantil: concepção de um modelo de design para book app

DSpace Repository

A- A A+

Narrativa digital interativa infantil: concepção de um modelo de design para book app

Show full item record

Title: Narrativa digital interativa infantil: concepção de um modelo de design para book app
Author: Teixeira, Deglaucy Jorge
Abstract: A história da humanidade mostra que as formas de contar, armazenar e distribuir histórias vem mudando ao longo do desenvolvimento tecnológico. Durante este progresso, diferentes tecnologias do livro impactaram mudanças culturais, sociais e econômicas. Atualmente, na área editorial, os livros digitais estão se tornando cada vez mais comuns. Entretanto, no contexto da literatura infantil, especificamente na perspectiva do design, a complexidade da organização de mídias e recursos interativos presentes em book apps, pode comprometer a compreensão, a fruição e a imersão do leitor, acarretando em uma obra que não cumpre com o propósito da literatura infantil. Diante deste contexto, este estudo teve como objetivo propor um modelo de design de narrativa digital interativa infantil, capaz de auxiliar a produção de book apps de literatura infantil. Para tanto, partiu-se de um escopo teórico que compreendeu estudos sobre livro infantil digital, a partir de teorias sobre literatura infantil; e narrativa digital interativa, incluindo estudos teóricos da narrativa clássica ao design de narrativas em videogames. Esta pesquisa foi conduzida pela proposta metodológica de Creswell (2017) que trouxe uma abordagem qualitativa com objetivos exploratório e propositivo (FREIRE, 2013); com estratégia de investigação em espiral com base na Graunded Theory (CORBIN e STRAUSS, 1990, 2008); tendo entrevistas semiestruturadas e workshop respectivamente como métodos de coleta de dados e verificação de validade. A investigação foi realizada com um grupo de estudos em Design de Narrativas Digitais Interativas da Universidade de Artes de Utrecht ? Países Baixos (HKU professorship Interactive Narrative Design ? Hogeschool voor de Kunsten Utrecht) durante o doutorado sanduiche, no período de agosto de 2017 a junho de 2018. Com base em premissas originadas da fundamentação teórica e resultantes das entrevistas, foi elaborado o modelo de design para narrativa digital interativa infantil. Este modelo foi composto por Unidades de Narrativa Interativa (UNI), que correspondem a eventos da história que se conectam de forma modular em um contexto espaço-temporal. As conexões estruturadas com UNIs se formam mediante a faixa etária infantil, o gênero e a complexidade da narrativa. Estas estruturas originam a proto-história, ou seja, um conjunto de possibilidades e agenciamento dentro da história. Depois, este modelo foi aplicado em um workshop para verificar sua validade, onde os participantes levantaram algumas considerações, dentre elas, a praticidade e eficiência e a possibilidade de uso para o design de história em diferentes dispositivos, além do book app. A partir destas ponderações o modelo foi refinado e concluído. A versão final do modelo, além de permitir elaboração de historias interativas no contexto da literatura infantil também contribui para a harmonia ludonarrativa, ou seja, maior coerência na relação entre interatividade e história. Ainda foi identificado que, no contexto do livro infantil digital interativo, o design gráfico e editorial circunscreve o design de narrativa, funcionando como um sistema íntegro de design, onde todos os elementos são responsáveis por conduzir a história de forma significativa. Como desdobramento, é possível estender esta pesquisa ao estudo de experiência do usuário e análises de uso deste Modelo para diferentes histórias interativas. E, ao promover o desenvolvimento de livros digitais infantis, apropriados ao contexto dos leitores de hoje, este estudo contribuirá para o fomento da literatura infantil em meio digital.</br>Abstract : The humanity history shows us that the ways of telling, storing and distributing stories have been changing throughout technological development. During this progress, different books technologies impacted cultural, social and economic changes. Nowadays, in the publishing area, digital books are becoming more and more common. However, in the context of children's literature, specifically from a design perspective, the complexity of media organization and interactive features in book apps can compromise the reader's understanding, enjoyment and immersion, resulting in a work that does not comply with purpose of children's literature. Given this context, this study aimed to propose a digital interactive narrative design model for children, capable of assisting the production of children's literature book apps. For this, it started from a theoretical scope that included studies on digital children's books, from theories on children's literature; and interactive digital narrative, including theoretical studies from classical narrative to video game narrative design. This research was conducted by Creswell's (2017) methodological proposal that brought a qualitative approach with exploratory and propositional objectives (FREIRE, 2013); with a spiral research strategy based on the Graunded Theory (CORBIN and STRAUSS, 1990, 2008); having semi- structured interviews and workshop respectively as data collection and validity verification methods. The research was conducted with a study group on Interactive Digital Narrative Design at the University of Arts Utrecht - Netherlands (HKU professorship Interactive Narrative Design - Hogeschool voor by Kunsten Utrecht) during the doctorate period abroad from August 2017 to June 2018. Based on premises derived from the theoretical foundation along with premises resulting from the interviews, the design model for children's interactive digital narrative was developed. This model was composed of Interactive Narrative Units (UNI), which correspond to events of history that connect in a modular way in a spatiotemporal context. Structured connections to UNIs are formed by children's age, gender, and narrative complexity. These structures give rise to protohistory, that is, a set of possibilities and agency within history. Afterwards, this model was applied in a workshop to verify its validity, where the participants raised some considerations, among them, the practicality and efficiency and the possibility of use for the story design in different devices, besides the book app. From these considerations, the model was refined and completed. The final version of the model, besides allowing the elaboration of interactive stories in the context of children's literature, also contributes to the ludonarrative harmony, that is, greater coherence in the relationship between interactivity and history. It has also been identified that in the context of the interactive digital children's book, graphic and editorial design circumscribes narrative design, functioning as an integral design system, where all elements are responsible for conducting the story in a meaningful way. As a consequence, it will be possible to extend this research to the study of user experience and usage analysis of this model to different interactive stories. And by promoting the development of children's digital books, appropriate to the context of today's readers, this study will contribute to the fostering of children's digital literature.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215026
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View
PGDE0192-T.pdf 21.25Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar