Modelo de maturidade para a sustentabilidade nas empresas de tecnologia da informação (TI)

DSpace Repository

A- A A+

Modelo de maturidade para a sustentabilidade nas empresas de tecnologia da informação (TI)

Show full item record

Title: Modelo de maturidade para a sustentabilidade nas empresas de tecnologia da informação (TI)
Author: Silva, Fernanda Latrônico da
Abstract: O ambiente de negócios é dinâmico e exige que as empresas sejam flexíveis para se adaptarem e responderem rapidamente às mudanças do mercado. Atualmente, as organizações têm enfrentado desafios para atender a nova realidade de ordem ambiental e social. Além de geração de lucro, os esforços das empresas têm se concentrado na busca de soluções para atenuar os impactos ambientais gerados, bem como os impactos no âmbito social. A Tecnologia da Informação (TI) facilitou a rápida difusão dos computadores e das possibilidades de telecomunicação no nível estratégico das empresas. O rápido crescimento das indústrias de eletrônicos decorrentes das demandas da TI, em todo o mundo, juntamente com a rápida obsolescência dos produtos e a falta de gerenciamento do ciclo de vida, tem levado à gestão insustentável do fluxo de resíduos. Além dos resíduos gerados, as atividades de TI são responsáveis pelo alto consumo de energia e emissões de CO2. Somando-se a isso há uma carência de regulamentações para reduzir a poluição, o uso de energia e a gestão de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE). Além dos impactos ambientais, as atividades do setor de TI também geram impactos de cunho social e econômico. Desta forma, esta tese propõe um modelo de maturidade para a sustentabilidade nas empresas de TI. Esta pesquisa é de natureza aplicada, com uma proposta exploratória e descritiva e abordagem qualitativa. O modelo foi desenvolvido por meio da revisão da literatura estruturada dos modelos de avaliação da sustentabilidade e de maturidade. Após a identificação das diretrizes do Global Reporting Initiative (GRI), foi enviado um questionário para os especialistas da área de TI com o objetivo de construir os indicadores de sustentabilidade para o setor. O instrumento de pesquisa foi enviado para 101 especialistas na área, entre eles professores, pesquisadores, empresários/gestores. Obtiveram-se 32 respostas dos especialistas no qual foi possível estabelecer o total de categorias e os indicadores para as dimensões da sustentabilidade (ambiental, econômico e social). Após esta etapa, foram construídas as escalas de maturidade baseando-se no modelo Capability Maturity Model (CMM) e no modelo de maturidade proposto pelos autores Curry e Donnellan (2012). Os dados foram coletados em duas empresas de TI de Florianópolis. Observou-se que as duas empresas se encontraram no estágio 4 de maturidade. Este resultado mostrou que as empresas já executam práticas sustentáveis e que também já possuem algumas estratégias sustentáveis, porém, não as acompanham com ferramentas apropriadas de gestão. Além disso, quando foram avaliadas por categorias, quase todas apresentaram um resultado negativo ou mediano. Isso mostra que, apesar das empresas alcançarem resultados positivos e já terem realizado algumas mudanças nas suas atividades ou processos, falta investirem de forma estratégica em mudanças estruturais, principalmente relacionadas ao consumo e conservação de energia. Para tanto, as empresas devem integrar a sustentabilidade no seu quadro estratégico com o intuito de identificar novos mercados, desenvolver tecnologias mais sustentáveis e estabelecer novas parcerias e alianças.<br>Abstract : The business environment is dynamic and requires companies to be flexible to adapt and respond quickly to market changes. Today, organizations have faced challenges to meet the new environmental and social reality. In addition to generating profit, the companies' efforts have focused on finding solutions to mitigate the environmental impacts generated, as well as the social impacts. Information Technology (IT) has facilitated the rapid diffusion of computers and telecommunication possibilities at the strategic level of companies. The rapid growth of the electronics industry as a result of IT demands around the world coupled with rapid product obsolescence and lack of life cycle management has led to unsustainable waste stream management. In addition to the waste generated, IT activities are responsible for high energy consumption and CO2 emissions. In addition, there is a lack of regulations to reduce pollution, energy use and the management of waste electrical and electronic equipment (WEEE). In addition to the environmental impacts, the activities of the IT sector also generate social and economic impacts. Thus, this thesis proposes a model of maturity for sustainability in IT companies. This research is of an applied nature, with an exploratory and descriptive proposal and qualitative approach. The model was developed through a review of the structured literature of sustainability and maturity assessment models. After the GRI guidelines were identified, a questionnaire was sent to the IT specialists in order to build the sustainability indicators for the sector. The research instrument was sent to 101 experts in the field, among them teachers, researchers, businessmen/managers. We obtained 32 responses from the experts in which it was possible to establish the total categories and the indicators for the dimensions of sustainability (environmental, economic and social). After this stage, the maturity scales were constructed based on the Capability Maturity Model (CMM) model and the maturity model proposed by the authors Carry and Donellan (2012). Data were collected from two IT companies in Florianópolis. It was observed that the two companies were in stage 4 maturity. This result showed that companies already carry out sustainable practices and also already have some sustainable strategies, but do not follow them with appropriate management tools. In addition, when they were evaluated by categories, almost all had a negative or median result. This shows that although companies have achieved positive results and have already made some changes in their activities or processes, they lack strategic investment in structural changes, mainly related to consumption and energy conservation. To this end, companies must integrate sustainability into their strategic framework with the aim of identifying new markets, developing technologiesand establish new partnerships and alliances.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214976
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View
PEPS5755-T.pdf 3.100Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar