Proposta para jogos digitais de cenários culturais: baseado em aspectos tradicionais da cultura tirolesa de Treze Tílias

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Proposta para jogos digitais de cenários culturais: baseado em aspectos tradicionais da cultura tirolesa de Treze Tílias

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Title: Proposta para jogos digitais de cenários culturais: baseado em aspectos tradicionais da cultura tirolesa de Treze Tílias
Author: Thaler, Anelise
Abstract: Este estudo se propôs a desenvolver proposta para jogos digitais de cenários culturais, baseado em aspectos tradicionais da cultura Tirolesa de Treze Tílias. Observou-se a capacidade dos jogos digitais em envolver e desafiar os jogadores, por meio de etapas cada vez mais complexas e exigentes, amparada na gama de práticas cognitivas, linguísticas e socioculturais geradas pelos jogos. Trata-se de uma área que tem aumentado o interesse, tanto no estudo quanto na utilização de jogos digitais em escolas. As visões destes ?artefatos digitais? como ?brincadeiras sérias? têm implicações importantes para a aprendizagem. Com o advento dos games, jogos digitais ou artefatos digitais despertou o interesse pelas possibilidades de vincular as qualidades e as possibilidades dos jogos e seu potencial como ferramenta para desencadear experiência em um universo lúdico, envolvente e histórias contadas interativamente. Esta pesquisa é de natureza aplicada; procurou-se um contato direto com o intuito do estudo em questão, e os dados coletados foram descritivos, caracterizando-a, assim, como uma pesquisa qualitativa O estudo concluiu que os jogos digitais podem ser funcionais para as crianças na terceira infância, adaptado à cultura tirolesa, e os jogos podem dar credibilidade a um povo que preza a cultura. O jogo, além de ser mais atraente para as crianças, ensina a história e a cultura, através um objeto lúdico, dedicado e significativo. A pesquisa integra a semiose desses conteúdos como mecanismos de jogos, design e da expressão em textos da cultura.<br>Abstract : This study proposed to develop a proposal for digital games of cultural scenarios, based on traditional aspects of the Tyrolean culture of Treze Tílias. The capacity of digital games to involve and challenge players was observed, through increasingly complex and demanding stages, supported by the range of cognitive, linguistic and sociocultural practices generated by games. This is an area that has increased interest, both in the study and in the use of digital games in schools. The views of these \"digital artifacts\" as \"serious games\" have important implications for learning. With the advent of games, digital games or digital artifacts has awakened interest in the possibilities of linking the qualities and possibilities of games and their potential as a tool to unleash experience in a playful, engaging universe and stories told interactively. This research is of an applied nature; direct contact was sought with the purpose of the study in question, and the data collected were descriptive, thus characterizing it as a qualitative research. The study concluded that digital games can be functional for children in early childhood, adapted to the Tyrolese culture, and the games can give credibility to a people who value the culture. The game, besides being more attractive to children, teaches history and culture through a playful, dedicated and meaningful object. The research integrates the semiosis of these contents as mechanisms of games, design and expression in cultural texts.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214964
Date: 2019


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